Muitas vezes não tem real noção do mal que está a fazer à sua saúde com o peso que carrega diariamente na sua mala...O excesso de peso é provocado pela imensa quantidade de objetos que transportamos, e às vezes nem precisamos. Por isso faça sempre uma seleção dos objetos que realmente precisa. Se precisa de levar sempre almoço ou jantar leve noutra mala (ou lancheira) no outro ombro para ser mais fácil de carregar do que uma mala grande.

Para evitar qualquer tipo de problema o peso da mala não deve ultrapassar 5% do peso da mulher. Também deve ir trocando de ombro e posicionar corretamente a mala para causar menos desconforto.As malas posicionadas de forma transversal podem melhorar o equilíbrio do corpo, mas, tem sempre que ter atenção ao peso que leva. As alças devem ser almofadadas para trazerem o máximo de conforto. O uso de mochilas também pode ser mais confortável, no entanto se tiver uma postura incorreta vai ser ainda mais prejudicial do que uma mala.

De acordo com os especialistas a mala mais adequada deveria ter alças largas e almofadadas, não deve ser comprida, levada na diagonal e ir sempre trocando de ombro.

O que deve mesmo evitar são as alças com correntes ( como as clássicas Chanel), pois são pesadas e podem chegar mesmo a cortar a circulação. 

Por todas as razões mencionadas, o melhor que tem a fazer é ir esvaziando a mala com alguma frequência, evitando a acumulação de objetos desnecessários. Por isso evite levar consigo muitas moedas, organize os seu papéis ou talões, se tiver muitas chaves reveja as que são mesmo necessárias, escolha os produtos mais pequenos de maquilhagem, não carregue livros (só se forem livros de bolso) nem cadernos, planeie sempre as coisas precisas para o dia seguinte, posicione o conteúdo de forma organizada, reveze os ombros e ajuste a altura e largura das alças.

Quando sentir regularmente estes sintomas na coluna: dor, rigidez, limitação de mobilidade, formigueiros, dormência e falta de força é melhor consultar um médico!

Nota: As crianças não devem transportar mais de 10% do seu peso corporal. No caso de ultrapassar, os pais devem optar por uma mochila de rodinhas, evitando o peso ao nível das costas. Mesmo usando a mochila com rodinhas deve ter atenção ao posicionamento dos materiais, sendo que os objetos volumosos e mais pesados devem estar na vertical e o mais próximo das costas. Os bolsos devem conter os objetos mais leves, como o estojo ou a carteira.