O exame laboratorial geralmente utilizado em pacientes com suspeita de Carcinoma Hepatocelular é a dosagem sérica de Alfa-Fetoproteína. A concentração sanguínea da Alpha-Fetoproteína é num indivíduo adulto inferior a 10 ng/ml. Concentrações elevadas, superiores a 500 ng/ml, são registados em quadros clínicos de Carcinoma Hepatocelular, tumores das células germinativas (testículos e ovários) e metástases hepáticas.

A Alfa-Fetoproteína é um exame que se realiza no laboratório de patologia clínica, a partir de uma colheita simples de sangue.

Dependendo dos valores do resultado, o médico assistente avaliará qual o quadro clínico que é responsável pelos níveis alterados. Níveis elevados são geralmente identificados em 60% dos pacientes com Carcinoma Hepatocelular, enquanto 40% dos portadores desta neoplasia apresentam níveis normais deste marcador tumoral.

Valores elevados não significam sempre que o paciente tenha Carcinoma Hepatocelular, pois estes podem estar associados a doenças inflamatórias do fígado e do intestino, bem como à gravidez.

Elevações moderadas nos valores, cerca de 200ng/ml, são geralmente observadas em 10 a 35% dos pacientes com doenças hepáticas não malignas como a Cirrose e a Hepatite.

Por Germano de Sousa, Médico Especialista em Patologia Clínica

Germano de Sousa, Médico Especialista em Patologia Clínica