Não se deve tomar a aspirina durante a menstruação?

Uma farmacêutica esclarece esta dúvida

A toma da aspirina durante o período menstrual é um tema que lhe pode suscitar algumas dúvidas. A farmacêutica e docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Maria Augusta Soares esclarece.

«Esta ideia é completamente errada. Entre as indicações deste medicamento está precisamente a dismenorreia (dor menstrual). O ácido acetilsalicílico inibe a atividade das prostaglandinas, substâncias que estão na origem das dores menstruais», explica.

«Em casos recorrentes, é conveniente que seja tomado antes do início das dores. A sua toma deve ser feita com intervalos regulares para garantir a sua eficácia», aconselha a farmacêutica.

«Não deve ser usado em crianças até aos 12 anos e deve ser evitado no final da gravidez. Também não deve ser tomado por pessoas alérgicas e deve ser utilizado com precaução, ou evitado, em doentes asmáticos, com úlcera péptica ativa ou com história desta doença, devido ao seu efeito agressivo para a mucosa gástrica» refere Maria Augusta Soares.

«Doentes medicados com anticoagulantes só o devem tomar mediante recomendação médica e vigilância para sinais de hemorragia (sangramento de gengivas ou nariz, nódoas negras e urina escura, entre outros)», conclui.


artigo do parceiro:

Comentários