Mulheres Maduras e Vida Sexual

As mudanças que surgem no corpo com a idade têm influência considerável nas mulheres e nas suas vidas sexuais.

Quais são as mudanças mais comuns ou os problemas que as mulheres têm que enfrentar na sua vida sexual à medida que ficam mais velhas?

Menopausa

A menopausa segue-se a um período de fertilidade e representa a alteração mais significativa no corpo da mulher à medida que esta fica mais velha. Normalmente, a menopausa afecta a resposta sexual, mas pode também causar alterações físicas na vagina da mulher. As mudanças mais comuns são o estreitamento e encurtamento do canal vaginal e secura vaginal. A combinação destes factores torna as relações sexuais desconfortáveis e por vezes dolorosas. Assim, qual a forma mais eficaz e melhor para evitar o desconforto ou aliviar as consequências da menopausa?

Use lubrificantes

A solução mais fácil e eficaz dos problemas mencionados anteriormente é o uso de um lubrificante, que tornará indubitavelmente as relações sexuais mais agradáveis. Se não está familiarizada com os lubrificantes, dedique-lhes algumtempo e experimente diferentes tipos, dos que não têm sabores a lubrificantes com sabores de frutos exóticos e outros. Não considere a compra dos lubrificantes como resultado de “problemas de velhice”, encare-os como uma ajuda que vai apimentar a sua vida sexual e tornar as relações sexuais numa aventura excitante e erótica.

É fulcral ter uma atitude positiva

Tal como outras mudanças de vida que parecem à primeira vista ser negativas, precisa de ter uma atitude positiva ao lidar com as mudanças que ocorrem na sua vida sexual à medida que envelhece. Aceite a menopausa porque esta é um estado normal da vida de todas as mulheres e que pode ser uma experiência positiva e agradável.

Se olhar para si própria como uma doente que já não consegue desfrutar do sexo e agir como se estivesse “com um pé na cova”, pode dizer adeus a qualquer excitação na sua vida sexual. Os seus pensamentos devem centrar-se na ideia de que se livrou de todas as preocupações sobre gravidezes indesejadas e período. Tem filhos adultos que têm a sua própria vida, por isso você e o seu parceiro podem ter relações sexuais sem serem apanhados, e pode gritar tão alto quanto quiser. Pode finalmente começar a desfrutar da sua vida sexual.



Intimate Medicine


Comentários