A mononucleose ou doença do beijo é transmitida pela saliva e ocorre mais frequentemente nos jovens entre os 15 e os 25 anos. Leias quais são os sinais e sintomas no artigo que se segue.

Como pode ser infetada com mononucleose?

A mononucleose é maioritariamente causada pelo vírus de Epstein-Barr, que pode ser encontrado na saliva da maior parte das pessoas a dada altura das suas vidas, mas nem toda a gente é infetada.

O vírus é transmitido pela saliva e foi assim que a doença do beijo recebeu a sua designação informal. Mas também pode ser transmitido pela utilização de um copo ou colher que tenha sido usado por outra pessoa.

O vírus pode estar presente na saliva da pessoa infectada um ano depois da infecção. A pessoa infetada tem o vírus no corpo para o resto da sua vida.

Quais são os sintomas da mononucleose?

Os sintomas da mononucleose são parecidos com os da gripe: febre, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados, cansaço e dores musculares. Os sintomas duram normalmente duas a quatro semanas, mas a sensação de cansaço ainda dura mais tempo.

Nas crianças a doença é semelhante a uma constipação e nos alunos do 2º e 3º ciclo, bem como nos do secundário, as sinais nem sempre são óbvios. Nas pessoas com mais de 30  anos os sinais são visíveis mas é mais difícil para estas recuperarem da doença.

O período de incubação da doença do beijo é de quatro a seis semanas, e durante este tempo, a pessoa é o principal portador, também devido à febre. Os médicos diagnosticam normalmente a mononucleose devido à elevada presença de leucócitos no sangue, e é confirmada com o chamado teste de manchas de mononucleose.

O que fazer se apresentar os sinais de mononucleose?

Não há uma cura específica para a mononucleose, tudo o que pode fazer é esperar que passe. É importante que descanse muito, beba muitos líquidos e tome medicação para as dores de garganta.

Tem de ter cuidados especiais na utilização de medicação, especialmente se tem menos de 19 anos ou se tem síndrome de Reye (alergia à aspirina). Deve sempre consultar o seu médico antes de tomar qualquer medicação.

Se não tratar correctamente a mononucleose, pode vir a enfrentar consequências graves, como por exemplo problemas respiratórios, inflamações do músculo cardíaco e complicações do sistema nervoso.

Texto:  J.P