«A queda de cabelo é inevitável», «os cremes são perfeitamente dispensáveis». Afaste da sua mente essas afirmações sem fundamento. O homem do século XXI não pode continuar refém de um rol de mitos que atentam contra a sua imagem.

De seguida, encontra algumas ideias que sempre acreditou estarem correctas mas que, na prática, só afectam a sua qualidade de vida.


O mito:
Suar até à exaustão no ginásio, levantando cargas pesadíssimas é um hábito masculino saudável.

A verdade:
Os estudos mais recentes demonstram que o excesso de exercício aumenta a produção de radicais li­vres, o que acelera o envelhecimento. O exercício deve ser praticado com prudência e ser supervisionado por um pro­fissional.

O ginásio comporta também alguns riscos que vão desde lesões por sobrecarga muscular até à vigorexia (transtorno obssessivo-compulsivo pela prática exagerada de exercício físico). Não é recomendável ir mais de quatro vezes por semana nem fazer treinos de mais de duas horas.

Conselho

Contrate um personal tra­iner. Apesar de implicar um gasto extra, traz uma série de vantagens: os resul­tados são visíveis a curto prazo, assegura um progres­so regular e evita lesões bem como o sentimento de frustração por seguir uma árdua rotina de exercícios sem ver resultados. Experimente o serviço de personal trainer do Holmes Place, com clubes em vários pontos do País.

Telefone: 213 716 610
Internet: www.holmesplace.pt

O mito: Para se cuidar, o homem só  precisa de lavar a cara com água e sabonete e usar after-shave.

A verdade: Levar a sério um enunciado deste tipo implica não querer reconhecer os avanços em biotecnologia e quí­mica. O nível de investigação e desenvolvimento que há por trás do lançamento de novos produtos cosméticos é com­parável ao das grandes farmacêuticas.

É certo que não exis­tem produtos milagrosos nem poções mágicas, mas as in­vestigações científicas levadas a cabo pelas marcas de cos­mética geram descobertas surpreendentes que permitem responder cada vez melhor às necessidades da pele.

A cosmética masculina em Portugal está em franco crescimento:

  • 94% dos homens usa produtos de cuidado pessoal para se sentirem bem.
  • 65% dos homens escolhe os seus próprios produtos.
  • Apenas 6% considera que os produtos de cos­mética são reserva­dos às mulheres.

Fonte: Estudo levado a cabo pela marca Vichy.

O mito: O creme de rosto deve ser aplicado com uma massagem enér­gica para activar a ciculação na zona.

A verdade: Ainda acredita que tem de ser como aquele sujeito duro que vê nas campanhas publicitárias a aplicar os produtos à base de so­noras palmadas, como se assim passasse a mensagem: «ok, uso cremes, mas sou muito macho»? Esqueça esta imagem.

A pele do rosto é a mais delicada de todo o corpo, mesmo nos homens, e como tal não convém abusar na «energia» com que a trata.

Conselho

Os produtos de rosto devem ser aplicados sempre com movimentos suaves e ascendentes. Em zonas como o contorno dos olhos, pode realizar ligeiras pres­sões com as pontas dos dedos (como se estivesse a tocar piano) para activar a microcirculação. Esta forma de aplicação permite uma melhor e mais rápida absorção das fórmulas cosméticas, ao mesmo tempo que tonifica a pele e os músculos do rosto.

O mito: Quando o cabelo começa a cair não há quem o pare. De nada serve perder tempo e dinheiro a tentar evitar o inevitável .

A verdade: Se está a perder cabelo, o mais importante é consultar um especialista para avaliar se se trata de alopecia androgenética (irreversí­vel) ou apenas um processo pontual de queda motivado pelo stress, por exemplo.

Cada caso requer um tratamento distinto, mas imediato, e al­guns conseguem resultados surpreendentes, como a mesoterapia, que retarda a queda, ou os transplantes, com efeitos cada vez mais naturais.

Conselho 

Tome um suplemento antique­da. Os laboratoires Innéov (parceria entre investigadores da Nestlé e da L’Oréal) criaram o primeiro concentrado nutricional antiqueda (Innéov Antiqueda Homme) que ajuda a lutar contra as quatro causas biológicas identificadas da queda do cabelo masculina. Após oito semanas de utilização, a queda é significativamente travada, o cabelo fica mais forte, mais espesso e brilhante.

O mito: A esfoliação diária permite que os activos dos produtos aplicados penetrem melhor na pele.

A verdade: O objectivo da esfoliação é remover as células mortas, o excesso de gordura e a sujidade acumuladas na epiderme (cama­da superficial da pele).

Em si mesmo é um processo benéfico para a pele, mas não deve ser feito diariamente porque acção das suas mi­cropartículas sobre o rosto reduz temporariamente a capacidade de­fensiva da camada córnea face às agressões.

Conselho

É razoável realizar uma esfoliação facial a cada 15 dias, mas depende do seu tipo de pele. As peles com mais tendência para acumular gordura, por exemplo, podem necessitar de uma limpeza semanal ou a cada 10 dias. O importan­te é escolher o produto adequado e utilizá-lo com regularidade. Ex­perimente o Face Scrub da linha Action Anthony for Men, à venda nas perfumarias Perfumes & Companhia e Barreiros Faria. E depois não se esqueça de aplicar um hidratante.

O mito: Dormir depois das refeições diminui o rendimento laboral e deixa uma sensação de torpeza no corpo.

A verdade: Depende do tipo de sesta. As de ir à cama com três ho­ras de duração não são recomendáveis, mas sim aquelas que duram 15 ou 20 minutos e não requerem deitar-se. É preferível esperar meia hora após a refeição para fazer a sesta e evitar posturas que dificul­tem a digestão. Está cientificamente comprovado o efeito relaxante e energético deste tipo de sestas.

Conselho

Os espanhóis e os mexicanos não são os únicos adeptos da sesta. No Oriente é uma práti­ca milenar. Muitos centros de massagem contam com «sestó­medros» onde os clientes podem repousar após os tratamen­tos.

Em Espanha, até já existem locais denominados nap loun­ges com salas preparadas para descansar após um almoço de trabalho. Siga esta tendência e permita-se relaxar durante 15 minutos, depois de comer.
 

Texto: Fernanda Soares