Menopausa: As dúvidas mais íntimas

As respostas às perguntas que sempre quis fazer

Afrontamentos. Calores. Suores. Irritabilidade. Sabia que a probabilidade de vir a sofrer destes ou outros sintomas da menopausa é mais pequena do que pensa? Na verdade, 25% das mulheres que atravessam essa transição fisiológica não chegam a ter sintomas.

Sabemos, no entanto, que esta informação não chega para a tranquilizar. Por um lado, porque não sabe se faz parte deste leque de mulheres. Por outro, porque o que mais teme não serão os sintomas, mas aquilo que a menopausa significa: que vai envelhecer.

Se é o seu caso, tranquilize-se: trata-se de um processo natural. «A menopausa é o início do envelhecimento, um processo que é inexorável», esclarece Mário Sousa, ginecologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa. Confira agora as respostas às suas dúvidas mais íntimas.

Como vai ser afectada a minha sexualidade?


É natural que a menopausa tenha um impacto psicológico na sua feminilidade. Por outro lado, a diminuição da elasticidade e lubrificação da vagina podem tornar as relações sexuais mais dolorosas, afectando o desejo sexual. No entanto, este aspecto pode ser solucionado com a prescrição de estrogénios locais e lubrificantes. Não há motivos para não se manter activa sexualmente.

Comentários