Massagem antitensão

Técnicas que pode aplicar a si própria para aliviar dores de cabeça e a tensão muscular

Relaxa as rugas de cansaço, alivia a tensão dos ombros e costas, ajuda-a a recuperar do ritmo diário vertiginoso... Até elimina a dor de cabeça!

Praticadas pelos orientais há milhares de anos, e já amplamente implantadas no Ocidente, as massagens aliviam a ansiedade e recompõem o corpo castigado pelo stress e pelo esforço diários.

Para além disso, são um bom complemento dos tratamentos médicos para muitos problemas quotidianos, como dores de cabeça e menstruais, contracturas, retenção de líquidos, entre outros. Pode entregar-se nas mãos de profissionais para massagens específicas (drenagem linfática ou digitopunctura, por exemplo) ou aplicar esta que lhe propomos, caseira e fácil, dar-lhe-á uma boa dose de bem-estar... de graça!

Relaxar ou estimular?

Há massagens estimulantes e outras que relaxam. Para aliviar o stress e a tensão, por exemplo, as massagens relaxantes ou os movimentos de pressão exercidos no Shiatsu são fantásticos. Para recuperar a calma também podem ser úteis as massagens californiana ou a sensitiva. Se o objectivo é recuperar a vitalidade, a digitopunctura é perfeita. E quando o que se pretende é evitar a retenção de líquidos, nada melhor do que a drenagem linfática. O ideal é
combiná-las e fazer uma por semana ou de quinze em quinze dias. Para isso, coloque-se sempre nas mãos de bons profissionais.

5 exercícios para fazer em casa


1. Na cabeça
Coloque as mãos no couro cabeludo e massaje-o como se estivesse a lavar a cabeça durante 3 minutos.

2. No rosto

Dedique 3 minutos a desenhar círculos nas maçãs do rosto, têmporas e à volta dos olhos.

3. Nos ombros
Amasse o ombro direito com a mão esquerda e alterne, durante 6 minutos.

4. Na nuca
Com uma mão sobre a outra, aplique uma pressão suave e ritmada durante 3 minutos.

5. Nas costas
Esfregue a zona com uma escova de crina para a estimular, faça-o no duche. durante 5 minutos.


Texto: Madalena Alçada Baptista

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