Lombalgia

Quando as suas costas estão em perigo

Define-se como uma dor de costas localizada na zona lombar e apresenta-se sob uma de duas formas, aguda ou crónica, dependendo da sua duração. Estima-se que oito em cada dez adultos serão afectados por esta patologia, ao longo da sua vida.

Pode ter origem em diferentes lesões relacionadas com a coluna, desde traumatismos em músculos, ligamentos e tendões, a patologias a nível dos discos, passando pelo desalinhamento ou deterioração articular (artrose).

Também pode ser provocada por desordens congénitas, má postura, obesidade, osteoporose ou por uma lesão conjunta do osso e da articulação, conhecida como osteoartrose.

Sintomas

Os primeiros a aparecer são a dor, a rigidez e a sensação de contracção muscular. À medida que os dias passam, a dor pode ir aumentando de intensidade e impedir que o doente possa movimentar-se.

Tratamento

Habitualmente, cura-se com repouso e massagens, raios infra-vermelhos, banhos de água quente, pomadas ou géis. Se a dor persistir de forma muito aguda, podem aconselhar-se anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares. Quando a lombalgia se deve a uma lesão vertebral ou discal, é provável que o médico considere, segundo o caso, a intervenção cirúrgica.


6 regras que protegem as suas costas

1. Tenha cuidado com a postura e procure manter as costas direitas, sobretudo quando estiver sentada.

2. Evite pegar em pesos e, ao fazê-lo, flicta os joelhos, com o tronco direito, exercendo o esforço apenas com os braços.

3. Aprenda a levantar-se e a inclinar-se, evitando movimentos súbitos.

4. Dê prioridade aos desportos que aumentam a flexibilidade e tonificam os músculos, como a natação. O facto de promoverem a hidratação dos discos, ajuda a atenuar a dor provocada pela perda de fluidos.

5. Faça exercícios que fortaleçam os músculos das costas e do abdómen. Existem exercícios especialmente indicados para quem sofre de lombalgia, como as flexões laterais do tronco, em pé, com as mãos apoiadas na cintura.

6. Atenue a dor com um saco de água quente ou uma manta eléctrica.

artigo do parceiro:

Comentários