Lesão cutânea

Saiba como prevenir as verrugas provoacdas pela acção do vírus do papiloma humano (HPV)

Algumas desaparecem espontaneamente, outras requerem tratamento, mas todas elas devem ser observadas por um especialista.

São lesões cutâneas de forma variável que podem afectar zonas distintas da pele (mãos, pés, zona anogenital, axilas...). São muito frequentes na infância e adolescência e, geralmente, contagiam-se por contacto e auto-inoculam-se de uma localização para a outra.

Causas


Aparecem por causa da acção do vírus do papiloma humano (HPV), que pode ter até 80 variantes diferentes. Este pode permanecer na pele de forma latente e desenvolver a verruga entre uma semana a vários meses depois do contágio. O desaparecimento espontâneo das verrugas é frequente, apesar de, em algumas ocasiões, passarem vários anos até isso acontecer.

Tratamento

Baseia-se na destruição local do tecido e, para isso, usam-se várias práticas: remoção cirúrgica (em desuso por ser pouco eficaz), laser (risco de contágio através das vias respiratórias), criocirurgia ou congelamento da verruga (a mais eficaz e segura) e medicamentos tópicos (ácido salicílico e formaldeído).

Ver artigo completo

Comentários