Pela observação da íris podemos perceber o que não está bem, tanto ao nivel fisico como psicológico, mas podemos igualmente descobrir como devemos proceder para nos mantermos mais saudáveis ou mesmo tratar algumas doenças.

Sabemos que a cor da iris representa a forma como a espécie humana se desenvolveu e se veio adaptando às condições ambientais no decorrer dos tempos, já vos falei da importancia de ter olhos azuis e hoje falar-vos-ei da particularidade de ter uma olhos castanhos.

Na realidade existem muitas pessoas com iris castanhas que podem ir do castanho puro, ao castanho claro ou à iris mista nas quais se incluem os olhos verdes. Neste caso falarei apenas da iris castanha pura ou hematogénica, uma iris castanha aveludada predominante  nos climas quentes dos povos asiáticos, orientais e africanos.

Nos climas onde há muita luz solar a iris castanha absorve e aromazena a energia solar para uso posterior não ficando tão dependente da energia dos alimentos.

Ao contrário da iris azul, as pessoas com iris castanhas puras tem um organismo muito menos reactivo os processos tendem a ser mais ocultos  a reação e a inflamação são suprimidos. Os seus disturbios caracterizam-se geralmente por desiquilibrios lentos e graduais ou seja a doença quando aparece geralmente não é precedida de sintomas de alerta, por isso tododos os sintomas devem ser levados muito a sério.

A febre por exemplo é muito mais grave numa pessoa com olhos castanhos. A prevalência da diabetes e do colesterol elevado é maior também nesta população bem como a tendência para a ansiedade, stress, calculos renais e biliares entre outras..

Contudo podem-se sempre adotar comportamentos que  permitam contrariar estas tendências contribundo para a saúde e bem estar dos cerca de 60% da população mundial que tem iris castanhas puras.

Em primeiro lugar se tem iris castanha pura já sabe que as suas origens são naturais de climas quentes onde o uso das especiarias estimula a digestão e a circulação, logo a gastronomia tipica dos climas frios, com muitas gorduras, hidratos de carbono e açucares devem ser evitados por agravarem a sua predisposição constitucional.

Deverá comer muita fruta fresca especialmente fruta vermelha e vegetais verdes, beber sumos de fruta feitos em casa. Tome chá de trevo vermelho e de dente de leão para purificar o sangue. Use e abuse do alho, pimenta de caena e gengibre, para estimular a circulação. Use também a pimenta preta, a canela e os coentros para ajudar na digestão.

E não se esqueça se não tiver limitações faça exercicio fisico, cardio fitness, dança e corrida são os mais apropriados

Dra. Ana Passadeiras