A iridologia é um precioso auxiliar no diagnóstico das perturbações anatómicas, biológicas e funcionais, mas através da observação da íris podemos também aprender como tirar partido das nossas forças, evitando as nossas fraquezas de forma a mantermo-nos mais saudáveis.

Porque é que alguns de nós temos olhos azuis, outros temos olhos castanhos ou verdes? E que influencia pode ter na nossa vida a cor da nossa íris?

Existem três tipos básicos de íris, a íris azul, a castanha e a mista, que representam a forma como a espécie humana se desenvolveu e se veio adaptando ao longo dos tempos.

Se tem olhos azuis saiba que os seus ancestrais são oriundos do hemisfério norte onde sobreviver dependia de produzir e conservar calor. As gorduras e hidratos de carbono necessários para produzir calor também produzem e retêm toxinas que vêm a sua eliminação dificultada por uma pele que tende a fechar-se para conservar a temperatura. Desta forma as infeções e as inflamações são frequentes bem como os eczemas e as alergias.

Por isso se tem olhos azuis deve evitar os alimentos lácteos por serem produtores de muco, a carne deve ser consumida com muita moderação por produzir muitas toxinas; os açúcares e os produtos refinados por perturbarem o equilíbrio do PH; os citrinos também devem ser evitados sobretudo no tempo frio pois podem aumentar a acidez gástrica, excepção aos limões que têm um efeito alcalino no organismo.

Beba muita água para drenar os fluidos; coma fruta e vegetais frescos para regular o sistema imunitário; faça um peeling corporal por semana para retirar as células mortas e optimizar a respiração cutânea; utilize água quente e fria alternada para estimular a circulação sanguínea e faça exercício físico para estimular o sistema linfático.

Dra. Ana Passadeiras