Infeções urinárias

A roupa interior, os pensos higiénicos e os duches vaginais podem favorecer o seu aparecimento?

Sabia que o que veste influencia diretamente a sua saúde? A roupa interior de material sintético, especialmente se for muito justa, pode efetivamente favorecer as infeções urinárias, mas apenas nas mulheres que sejam suscetíveis a esse tipo de infeção.

O problema da roupa sintética é não absorver a humidade da região, o que facilita a propagação do collibacilo, um agente microbiano que habitualmente habita a zona vaginal e vulvar.

O mesmo pode acontecer com o uso de pensos higiénicos, cuja persistente humidade também pode favorecer a propagação dos micróbios. É por isso que as mulheres que tenham tido infeções urinárias devem optar por roupa de algodão e usar tampões, em vez de pensos higiénicos.

Os duches vaginais só excecionalmente provocam infeções urinárias, já que a água corrente tende a remover os agentes microbianos. Contudo, deve evitar que o jato incida diretamente no orifício uretral, devendo ser fraco e ter uma orientação oblíqua.

Perante uma primeira infeção urinária deve ir ao médico. Provavelmente ele só fará um tratamento com antibiótico, mas o medicamento deve ser criteriosamente escolhido. Se as infeções forem frequentes, o médico provavelmente irá solicitar exames complementares para investigar a sua causa, como cálculos ou malformações urinárias.


Revisão científica: Nuno Monteiro Pereira (urologista)

artigo do parceiro:

Comentários