Idosos e a atividade física

Siga as dicas da presidente da Sociedade Portuguesa de Psicogerontologia

A atividade física regular previne muitos problemas de saúde que são mais frequentes à medida que avançamos na idade. Além disso ajuda a baixar a tensão arterial e o colesterol.

Ande a pé diariamente pelo menos 30 minutos, com uma intensidade moderada. Pode não andar tudo de uma vez e repartir por duas, três ou mais vezes. Antes de iniciar o seu exercício físico, leia os conselhos de Maria João Quintela, médica e presidente da Sociedade Portuguesa de Psicogerontologia:

- Faça atividades que movimentem todos os músculos. Mexa os pés, levante e baixe os braços, esperguice-se, mexa o pescoço para um lado e para o outro.

- Comece devagar e aconselhe-se com o seu médico. Aumente gradualmente o tempo de atividade física. Deve sentir-se confortável, sem se cansar demasiado.

- Evite demasiado esforço ao sol e ao frio. Use calçado estável e confortável e apoie-se devidamente, para evitar quedas.

- Vigie a tensão arterial, a visão e a audição.

- Se fizer atividades acompanhado, está a prevenir o seu isolamento e a melhorar a sua sociabilização

Revisão científica: Maria João Quintela (médica e presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia)

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