Hemorroidal

O que é esta doença que afeta cerca de 5% da população?

Hemorroidas são vasos sanguíneos normais que existem no canal anal de todas as pessoas.

Fala-se em doença hemorroidária quando existem queixas atribuíveis às hemorroidas.

Atendendo a que as hemorroidas são estruturas normais, só se efetua tratamento quando existem sintomas. É essencial combater a obstipação de modo a reduzir o esforço durante a defecação.

É aconselhável evitar determinados alimentos que têm uma ação irritante e aumentam as queixas, nomeadamente perante a ingestão de álcool e/ou de especiarias fortes como a pimenta.

Tratamento

O uso de pomadas e supositórios com efeito analgésico e com vitamina A, bem como comprimidos para fortalecer as veias (venotrópicos como as diosminas), diminuem a inflamação das hemorroidas, levando ao alívio temporário das queixas durante as crises. Na trombose hemorroidária pode ser útil fazer banhos de assento com água morna, podendo o coágulo desaparecer em quatro a seis semanas.

No entanto, não raramente, é necessário abrir a veia e remover o coágulo de modo a obter um alívio rápido das queixas. Quando a terapêutica prévia não é eficaz, é necessário recorrer a tratamentos instrumentais como, por exemplo, laqueação elástica, injeção de produtos esclerosantes, infravermelhos ou crioterapia.

Comentários