A gripe é um importante problema de saúde pública e é a principal doença do adulto que pode ser prevenida pela vacinação. Com o início da estação fria, ressurgem os tradicionais alertas para a importância da vacinação.

«A vacina da gripe é o método mais eficaz e seguro de prevenir esta doença e as suas complicações», assegura Elisabete Lemos, enfermeira da Clínica Médica de Matosinhos do Grupo Saúde Dermokorpus, que esclarece as principais dúvidas.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A vacinação é fortemente recomendada para os grupos prioritários, que são pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como os lares de idosos, designadamente.                                                                                    

É preciso repetir a vacina da gripe todos os anos?

Apesar das vacinas da gripe terem uma composição muito semelhante às de anos anteriores, os indivíduos incluídos nos grupos de risco devem voltar a vacinar-se todos os anos, pois a resposta imunológica à vacina não é duradoura.                                                      

Qual a melhor altura para se vacinar contra a gripe?

Todos os anos muda ligeiramente o momento em que surge o surto de gripe, contudo sabe-se que o pico de atividade da doença ocorre nos meses de dezembro a fevereiro. Portanto, o momento mais adequado para marcar consulta com o seu médico para requerer a vacina é antes deste período, ou seja, mais ou menos até ao final de outubro.

A vacina da gripe é mesmo segura? Pode provocar reações adversas?

A vacina é relativamente segura e é verdade que não protege em absoluto mas previne a gripe ou atenua bastante os sintomas. As reações adversas são localizadas e transitórias, como dor, vermelhidão e ligeiro inchaço no local da picada.

Pode ainda causar dores de cabeça e febre. Estes problemas desaparecem rapidamente, podendo ser revertidos com a aplicação de gelo no local da picada e/ou através da toma de um analgésico/antipirético, como o paracetamol, por exemplo.                     

Onde tomar a vacina?

Procure um enfermeiro para lhe administrar a sua vacina contra a gripe. O enfermeiro é o profissional mais habilitado para o aconselhar, gerir e administrar a vacinação.                        

Que mais se pode fazer para prevenir a gripe?

Além de se vacinar, é também essencial que adote algumas medidas que lhe permitem manter-se mais afastado do vírus da gripe. Deve, por exemplo, reforçar a higiene das mãos, lavando-as mais frequentemente ao longo do dia e ter o cuidado de tossir ou espirrar para um lenço descartável ou na direção do próprio cotovelo.

A responsabilidade desta informação é de