Gripe A: Como lidar com ela?

Por Germano de Sousa
O vírus Influenza A (H1N1), causador da doença designada por Gripe A, já circula em território nacional, sendo responsável por alguns casos de número muito reduzido, dos quais, temos a registar situações resultantes de transmissão secundária.
A transmissão secundária significa que, com o número crescente de casos, o vírus passou a circular livremente entre as pessoas, principalmente em ambientes fechados e aglomerados, como os transportes públicos, centros comerciais. Porém, que isso não quer dizer que haverá maior mortalidade por causa da doença. Estatisticamente, os casos de morte por gripe A são cerca de um terço inferiores em relação aos causados pela gripe comum.
Quais os sintomas da Gripe A?
Febre de início súbito (superior a 38º C), tosse, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, arrepios de frio, cansaço, diarreia ou vómitos (embora não sendo típicos da gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A (H1N1)).
O que fazer se tivermos os sintomas da Gripe A?
- Se ficar doente, permaneça em casa. Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24 ou o seu médico de assistente.
- Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel. De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.
- Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão!
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão! Em alternativa, pode usar toalhetes à base de solução alcoólica.
- Evite contactos desnecessários com pessoas com gripe.

Comentários