Há períodos que obrigam a cuidados especiais. Nos meses de maior frio, o esforço físico deve ser reduzido, para não sobrecarregar os rins e e a bexiga, considerados pela medicina tradicional chinesa o repositório da vitalidade humana. A regra não se aplica apenas às atividades desportivas. Abrange também as próprias relações sexuais, que devem ser guardadas mais para os meses de primavera, geralmente mais quentes e menos húmidos.

Em entrevista à Saber Viver, Wenqian Chen, responsável pelo Centro de Terapias Chinesas (CTC) que, em Portugal, atua já há mais de 20 anos, explica por que é que «o inverno é o período de concentração máxima, em que é importante conservar e armazenar a energia», aponta o tipo de alimentos e de refeições que deve privilegiar nos meses de maior frio e esclarece porque é a acupuntura e as massagens podem fazer desaparecer as dores agudas ou crónicas decorrentes do frio.

Defende que é fundamental que o ser humano reduza os gastos energéticos, prevenindo as dores típicas do inverno. Isto aplica-se apenas à atividade sexual ou o exercício cardiovascular regular também deve ser reduzido durante este período?

Aplica-se, no geral, a todos os esforços físicos excessivos ou aos esforços que forcem o organismo a gastos energéticos demasiado fortes. O exercício regular não necessita de ser eliminado ou mesmo reduzido. Isto dependendo do nível de esforço que cada pessoa está habituada a despender, claro! Mas o inverno não é a altura ideal para aqueles treinos de dar tudo por tudo a 100%, que devem ser empurrados para a primavera.

Tal como na natureza, em que todos os seres vivos reduzem a sua atividade, o mundo vegetal entra em passividade e os animais hibernam, também para o ser humano é importante reduzir os esforços. Na MTC, os rins são vistos como o repositório da vitalidade humana e estão ligados ao elemento água e ao frio.

Assim, devemos abster-nos de esforços excessivos nesta época, não exagerar na atividade sexual e comer alimentos de fácil digestão e nutritivos, que aqueçam o corpo e o espírito. De facto, a atividade sexual representa um gasto energético muito forte e, estando diretamente ligada ao rim, na medicina tradicional chinesa, quando em excesso, pode contribuir para lesões e dores associadas.

Por que é a zona lombar fica enfraquecida com o frio?

A zona lombar é uma das zonas conetivas do corpo humano. Se, por um lado, tem muita importância na movimentação e passam por ela muitos meridianos ligados a sistemas do corpo humano que são particularmente vulneráveis ao frio, é também a zona onde estão localizados os rins, que são particularmente sensíveis nesta época. Outros motivos prendem-se com a postura mais rígida, comumente assumida, de contração dos músculos contra o frio ou mesmo com as correntes de ar e alterações frequentes da temperatura.

Que efeitos produz esse enfraquecimento da zona lombar nos rins e na bexiga nas épocas de maior frio?

A própria postura que adotamos, por vezes para nos defender do frio, leva à contração da zona lombar. O frio pode ter vários efeitos, desde os mais simples e imediatos, como contracturas, má circulação do sangue e energia que vão originar dores na zona lombar, até aos mais complexos.

Se o frio penetrar profundamente na zona lombar do corpo humano, pode levar a um enfraquecimento geral, que é por vezes muito visível na perda de força nas pernas, dores de cabeça, cervical ou torcicolos. A energia acaba por ser, desta forma, afetada contribuindo para um enfraquecimento das defesas que pode originar diversas infeções.

Veja na página seguinte: Os rins como repositório da vitalidade humana

Por que é que define os rins como sendo o repositório da vitalidade humana, como os caracteriza?

Na medicina tradicional chinesa (MTC), os rins são muito mais do que o rim, o órgão físico ou objeto anatómico. Fazem parte de um meridiano, um percurso energético que conecta várias áreas do corpo humano, que começa no pé e o liga, por exemplo, aos ouvidos e que inclui, por exemplo, todo o sistema hormonal, onde se incluem as glândulas adrenais, entre outras, bem como todo o aparelho reprodutor e todas as funções que permitem ao corpo humano criar, nos homens, o sémen e os espermatozoides e, na mulher, os óvulos.

O rim é tradicionalmente designado como o repositório das energias originais do ser humano, uma vez que inclui também o conceito de hereditariedade e de constituição individual de cada ser humano e é geralmente considerado como o gerador das energias e funções mais vitais e profundas do ser humano.

O rim alimenta e controla os ossos, armazena a força de vontade, controla o medo e afeta os sonhos, controla o ouvido e armazena a energia, pelo que o facto de estar mais vulnerável deve fazer com que todos tomemos precauções para o proteger.

As pessoas podem compensar de alguma forma o excesso de atividade física, se é que se pode falar nestes termos, com mezinhas, usando compressas quentes ou outras coisas? Se sim, o que recomenda?

Existem muitas coisas que se podem fazer para aquecer o corpo, e em particular os rins. Claro que quando se fala de excesso de atividade física, isso pode significar muitas coisas, e em qualquer caso, mais repouso e calma são sempre a melhor estratégia. Mas, por exemplo, a utilização de compressas, de que a medicina tradicional chinesa possui uma grande gama, é recomendável.

Mais do que simples compressas quentes são pensos que incluem combinações de plantas medicinais e que, além disso, geram calor que é indicado para a zona lombar. Também a massagem e a fricção desta zona, são recomendáveis. No CTC, desenvolvemos massagens adequadas para o inverno que se focam bastante na zona lombar (e nos pontos e meridianos de acupuntura) e no aquecimento da zona.

Outra coisa que se pode fazer são banhos quentes nos pés (colocar os pés de molho), já que o meridiano do rim começa na planta dos pés. Isso transmitirá o calor em profundidade para o corpo humano. Também aconselhamos a ingestão de alimentos mais nutritivos, como a carne de borrego, leguminosas (como o feijão e o grão), picante, gengibre, canela ou nozes.

Todas estas estratégias são ótimas para quem esteja de boa saúde e se queira adaptar ao inverno e fazer uma gestão melhor da sua saúde. Claro que, para quem já estiver doente ou já com dores, estas soluções podem não ser suficientes e aí recomenda-se que se inicie um tratamento.

Recomenda uma alimentação mais calórica, com maior teor de gordura no inverno, tal como fazem os animais que hibernam ou tal não faz, de todo, sentido?

Não é tanto uma questão de calorias, mas antes de fazer uma alimentação que tenha dois aspetos importantes, nomeadamente comidas fáceis de digerir, que não sobrecarreguem o organismo e que tenham propriedades quentes. São de evitar comidas frias ou cruas, que exigem mais esforço para serem digeridas. Deve-se comer comidas bem cozidas e temperadas, de modo a aquecer o corpo.

Veja na página seguinte: A massagem que ajuda a prevenir as dores típicas do inverno

No que é que consiste a massagem tuina e em que pode ser útil para prevenir as dores típicas do inverno?

Tuina significa massagem, em chinês, de modo genérico. No entanto, no CTC usamos esta expressão para designar o conjunto das massagens que fazemos usando os conceitos da MTC e os pontos e meridianos da acupuntura. Portanto, existem inúmeras massagens que são feitas em particular para tratar qualquer problema e as dores de inverno não são exceção.Como foi dito anteriormente, para quem esteja bem e não precise ainda de tratamentos, fazer massagens regulares adaptadas à estação.

Por exemplo, a nossa Massagem Dong Chang, que desenvolvemos de propósito como massagem preventiva para o inverno, ajuda muito a prevenir problemas e a prevenção é sempre a melhor solução. A função desta massagem é armazenar a energia vital para o resto do ano, melhorando o funcionamento do aparelho reprodutor, bem como a qualidade da vida e energia sexual.

Quantas sessões de acupuntura são, em média, necessárias para curar uma fratura lombar?

É muito variável. Mas uma fratura é um problema que exige cuidados muito especiais, e que pode exigir repouso e imobilização total, pelo que muitas vezes se recomenda, numa fase inicial, que o paciente recorra também à fitoterapia e posteriormente, assim que a fratura esteja sarada, a tratamentos de recuperação. É difícil fazer uma previsão do número de tratamentos, pois cada caso é um caso.

O mesmo se aplica a quase todas as patologias da zona lombar, desde hérnias a dores ciáticas. O mais comum é que os pacientes vejam resultados apreciáveis logo nas primeiras sessões, mas a recuperação total pode levar mais tempo, sendo que este varia consoante o paciente e o seu histórico clínico.

Que conselhos daria a uma pessoa sedentária para se proteger nos meses de frio?

Os mesmos que a MTC dá tradicionalmente para a época. No inverno deve-se dormir um pouco mais que o costume e deitar-se um pouco mais cedo. Deitar mais cedo e acordar mais tarde. Ingerir alimentos adequados para a época, proteger-se do frio quando ele chegar. Os métodos preventivos da MTC, de que falámos acima, são muito adequados, assim como os banhos
nos pés com água quente e as massagens.

Texto: Filipa Basílio da Silva