Fatores de risco segundo os próprios corredores

Se lhe perguntarem, enquanto corredor, quais acha que são os fatores de risco mais predisponentes a causarem lesões, o que responderia?

Sempre que praticamos um desporto, sobretudo se com regularidade e exigência, concebemos uma noção própria daquilo que são os nossos próprios limites. Criamos também uma opinião pessoal sobre quais as necessidades que temos para poder praticar esse desporto, seja ao nível do equipamento, do momento em que o praticamos, da duração dos treinos ou provas/jogos, bem como da preparação que tenhamos de realizar para prevenir lesões decorrentes da prática dessa modalidade ou o que fazer quando acontecem e como temos de recuperar.

Esse tipo de informação é particularmente importante para tentar despistar as possíveis causas de determinado problema que afeta o atleta, ou apenas, definir uma estratégia concertada com o Fisioterapeuta para a prevenção de lesões ou reincidência de lesões.

Mas é-o igualmente para o atleta, pois a reflexão do próprio sobre os riscos a que está sujeito, em grande medida contribui para manter a saúde (e a poder continuar a praticar o desporto que gosta), seja ao recorrer a um profissional de saúde creditado, seja evitando comportamentos de riscos por si, tais como exagerar na progressão do treino ou trocar calçado desgastado.

Em outubro, foi publicado um artigo bastante curioso no Journal of Orthopaedic & Sports Therapy que procurou responder precisamente à pergunta inicial. E os resultados foram muito interessantes.

A amostra considerou 95 atletas com experiência como corredores e que foram entrevistados de forma aberta. As respostas dadas foram analisadas e agrupadas como Fatores de risco intrínsecos e Fatores de risco extrínsecos.

Os resultados revelaram que a maior parte dos corredores reportavam como principais causas de lesão:

  • Não alongar
  • Treino excessivo
  • Usar calçado errado para o tipo de pé
  • Não aquecer
  • Falta de força
  • Alteração do tipo de passada
  • Não respeitar os limites do corpo

São dados bastante curiosos tendo em conta o que já sabe concretamente (provado cientificamente e de forma fidedigna) sobre as causas das lesões decorrentes da prática de corrida.

Num próximo artigo, daremos mais informações em relação a esta temática.

Referências Bibliográficas:
Saragiotto BT, Yamato TP, Lopes AD. What do Recreational Runners Think About Risk Factors for Running Injuries? A Descriptive Study of Their Beliefs and Opinions. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, 44 (10), 733-737.

Ricardo Cotrim Fisioterapeuta Holmes Place

artigo do parceiro:

Comentários