O inverno favorece as gripes, constipações e febre. Em casos mais simples, uma ida à farmácia pode resolver o problema, desde que se cumpram regras essenciais que salvaguardam a sua saúde.

Com a ajuda da farmacêutica Cristina Azevedo e do livro «Os meus medicamentos» (Texto Editores) de José Aranda da Silva, de Carlos do Amaral Souto e de Sérgio de Palma Vilão, traçamos-lhe o perfil de três susbtâncias ativas de medicamentos para a febre e dor não sujeitos a receita médica.

Paracetamol

É indicado em caso de dor ou febre, síndromes gripais, cefaleias e/ou enxaquecas. Não tome sem consultar o seu médico, caso esteja a tomar medicamentos anticoagulantes, antiepiléticos ou se sofre de perturbações da função hepática, de insuficiência renal persistente, de alergias, se está grávida ou a amamentar.

Este medicamento não deve ser tomado em situações de febre alta (superior a 39º C), febre que dura há mais de três dias ou de forma recorrente. Contacte o médico se tiver uma reação alérgica grave (vermelhidão, urticária, comichão, dificuldade respiratória e/ou aperto no tórax), pele ou olhos amarelos, urina escura ou em caso de fadiga incomum.

Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico é indicado em caso de dor, febre e inflamação. Não tome este medicamento sem consultar o seu médico caso esteja a tomar anticoagulantes, fármacos anti-inflamatórios não esteroides (como ibuprofeno), antidiabéticos orais ou, em caso de asma, alterações da coagulação, pólipos nasais, doença hepática ou renal, úlcera gástrica, azia, dor de estômago, alergias, gravidez ou amamentação.

Não tome este medicamento durante mais de sete dias após qualquer cirurgia ou durante mais de 10 dias para as dores, a não ser por indicação do médico. Não dê este medicamento a uma criança, ou adolescente que tenha varicela, gripe ou alguma outra infeção viral. Além disso, se estiver nos três últimos meses de gravidez não tome este medicamento sem falar com o seu médico.

Ibuprofeno

Este medicamento de venda livre é indicado em caso de inflamação, febre e/ou dor.

Deve falar com o seu médico antes de tomar este medicamento, no caso de estar a tomar anticoagulantes ou corticosteroides, em caso de retenção de líquidos, lúpus, asma, rinite, urticária, edema angioneurótico oubroncospasmo associados ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, insuficiência renal grave, pressão arterial elevada, insuficiência cardíaca grave, alergias, gravidez ou amamentação.

Deve ainda ter outros cuidados. Não tome este medicamento se teve alguma reação alérgica ao ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, naproxeno ou qualquer outro medicamento usado para tratar dor, febre, edema ou artrite. Também não deve tomá-lo caso tenha realizado recentemente uma cirurgia cardíaca (bypass) ou se está no último trimestre da gravidez. Saiba ainda que este pode causar sonolência, náuseas, vómitos, obstipação ou dores de estômago.

Texto: Sónia Ramalho com Cristina Azevedo (farmacêutica)