Dores de barriga no bebé

O que lhe deve fazer quando ele tem cólicas

As cólicas ou dores de barriga são uma das perturbações ligeiras mais frequentes do recém-nascido.

Provocam no bebé choros enérgicos, que se acalmam muitas vezes quando evacua as fezes ou gases, mas que chegam a assustar os pais, fazendo com que muitos corram logo para as urgências.

De acordo com o pediatra Mário Cordeiro, estas situações «podem ter diversas causas».

Na perspetiva do especialista a as causas vão «desde gases, imaturidade intestinal (o intestino é um órgão que não funciona na vida intra-uterina), intolerância às proteínas do leite de vaca, stress, descarregar de energia e de raiva, certos alimentos, entre outras, e raramente persistem depois do segundou ou terceiro mês de vida».

O que fazer em caso de cólicas

«Nas cólicas do fim de tarde, características do fim do primeiro mês, é indispensável pegar no bebé e deixá-lo chorar, convidando-o mesmo a libertar as suas tensões. Colocar soro no nariz antes das mamadas e arrotar bem ajudam a evitar a ingestão de ar e a formação de gases», recomenda o pediatra.

Para atenuar as dores, pode massajar-lhe o ventre de baixo para cima e no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. «Há também produtos, à base de funcho ou camomila que ajudam a relaxar, mas o fundamental é manter um ambiente calmo e tranquilo», indica Mário Cordeiro.


Comentários