Ou bem que não gosta de doces ou bem que é impossível resistir. No entanto, mesmo não gostando ou tentando resistir, o que é certo é o consumo é sempre inevitável, uma vez que está presente numa imensidão de produtos.

Já tem sido acusado de vício, uma vez que liberta dopamina (neurotransmissor envolvido no controle de movimentos, humor, etc...) na área de recompensa do cérebro, ou seja, quanto mais ingere mais quer ingerir. Não obstante, interfere no funcionamento das hormonas que regulam a fome e a saciedade fazendo com que ingira mais calorias do que é suposto, podendo vir a ganhar peso e prejudica o metabolismo, fazendo com que haja um aumento da taxa de insulina e acumulação de gordura.
Saiba quais são as alternativas possíveis – tendo sempre em consideração a moderação – e continue a adoçar os seus dias:

Mel
Tem propriedades antioxidantes, é muito nutritivo, rico em vitaminas (C; complexo B1, B2 e B6), ferro, sódio, cálcio, potássio e fósforo. Apesar disto o seu consumo deve ser moderado, uma vez que é rico em frutose.

Melaço
Outra excelente alternativa ao açúcar, já que contem vitaminas, minerais e antioxidantes. O seu consumo ajuda a regular o corpo no cumprimento de várias funções fisiológicas, evita a coagulação do sangue, pode prevenir artroses, anemia, varizes e corrigir distúrbios na pigmentação da pele e cabelo.

Maple Syrup
É um xarope extraído da seiva da árvore denominada Maple (plátano bastardo), é composto por cerca de 24 tipos de antioxidantes, potássio, zinco, ferro, magnésio e cálcio e rico em aminoácidos.

Açúcar de coco
Tem a mesma quantidade de calorias que o açúcar, mas em contrapartida contem ferro, zinco, potássio e cálcio, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), flavanoides e antioxidantes.

Stevia
É natural, orgânica e tem a capacidade de adoçar cerca de 300 vezes mais que o açúcar. No entanto, não possui calorias e é diurética. Contem propriedades medicinais e a sua ação hipoglicémica estimula a secreção de insulina reduzindo assim o nível de glicose no sangue. Obesidade.

Xilitol
Ainda que seja tão doce quanto o açúcar, é 40% menos calórico. Não tem frutose, por isso não aumenta os níveis de açúcar no sangue.