Depressão: momentos da vida

A depressão é uma perturbação do humor que interfere na capacidade para funcionar no dia a dia e apreciar os aspetos positivos da vida.
créditos: piotr_marcinski/depositphotos.com

Doença do foro mental, a depressão é caracterizada por sentimentos de profunda tristeza e desinteresse, apresentando um vasto conjunto de sintomas – físicos e emocionais.

Na origem de uma depressão podem estar fatores tão diferentes como as características da personalidade do doente, doenças pré-existentes, medicamentos, abuso de substâncias como o álcool, ou mesmo a hereditariedade.

Frequentemente a depressão surge associada a momentos decisivos na vida de uma pessoa como: o desemprego, o divórcio, a morte de um amigo ou familiar, o período pós-parto, ou até a reforma da vida profissional.

As hormonas também têm influência, por isso as mulheres têm o dobro da tendência dos homens para terem uma depressão. E a idade também conta, sendo os idosos particularmente vulneráveis.

A depressão pode chegar a qualquer altura da vida. O que é importante é reconhecer os sinais e procurar ajuda, pois  uma depressão mal tratada pode conduzir a situações graves, em que a incapacidade de lidar com os sentimentos gera pensamentos e comportamentos extremos, como o suicídio.

O tratamento existe, e muitas vezes conjuga-se a ação dos medicamentos com psicoterapia. O que se procura é perceber e aprender a lidar com as emoções, os comportamentos e os acontecimentos que possam ter desencadeado a depressão. Ao mesmo tempo, trata-se de ajudar a recuperar a autoestima e o gosto pela vida, de modo a que possa retomar as suas atividades do dia a dia.

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas

artigo do parceiro:

Comentários