Deixe de fumar em apenas oito dias

O guia de ação que a vai fazer abandonar o vício em pouco mais de uma semana

Está longe de ser novidade para si que o tabaco é nocivo para a saúde. Está, por isso, na altura de largar este vício.

Ao deixar de fumar, não poupará apenas dinheiro. Ganhará, sobretudo, aquilo que é mais elementar na existência humana, anos de vida.

Cerca de dez, segundo um estudo recente da Universidade de Toronto.

Paulo Vitória, coordenador da Linha SOS Deixar de Fumar, disponível através do número 808 208 888, traçou um plano que lhe vai permitir abandonar a nicotina em menos de 10 dias:

1º dia
Elabore uma lista dos efeitos negativos que o tabaco tem na sua vida. Reflita sobre os motivos porque ainda não deixou de fumar (identificar o conflito que a impede de avançar é essencial) e confronte-os com as razões para mudar. Terá uma pele mais bonita, vai sentir-se livre e poupar cerca de 1.500 euros por ano. Não são razões de sobra?

2º dia
Analise as situações em que fuma. Onde e com quem está? O que está a fazer? Defina estratégias para evitar o tabaco nessas ocasiões. Por exemplo, se o faz sempre depois das refeições, troque cigarros por pastilhas sem açúcar.

3º dia
Altere o modo como fuma. Conte três minutos desde que sente vontade de fumar até acender o cigarro. Respire profundamente, sinta o relaxamento e pense «Será que ainda me apetece?».

4º dia
Faça programas sem fumo. Vá ao cinema, ao teatro, reserve mesa na zona de não fumadores do seu restaurante favorito ou vá ao ginásio. Segundo a Mayo Clinic, meia hora de exercício ajuda a controlar a carência de nicotina.

5º dia
Fale com uma amiga que tenha deixado de fumar e peça-lhe dicas que a ajudem a libertar-se. Não fume durante a conversa.

6º dia
Diga a si própria que vai deixar de fumar porque quer e não porque se sente obrigada e assuma esse compromisso perante quem convive consigo. Não quer desiludir, pois não? Convide os seus amigos fumadores a fazerem o mesmo e explique que algumas das suas rotinas poderão mudar.

7º dia
A redução gradual do tabaco é, geralmente, é uma armadilha. Apague o último cigarro e comemore. Nas próximas 72 horas, a sua pressão arterial e pulsação voltarão ao normal, os pulmões começarão a eliminar os detritos do fumo e a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco diminuirá. O seu paladar e olfato ficarão mais apurados, respirará melhor e terá mais energia.

8º dia
Experimente a aplicação iCoach, um assistente online gratuito que ajuda a entrar para o clube de
ex-fumadores.

Texto: Nelma Viana, Rita Miguel e Vanda Oliveira com Cátia Gouveia (nutricionista), Hugo Meca (wellness coach e investigador da Faculdade de Motricidade Humana), Paulo Vitória (coordenador da linha SOS Deixar de Fumar), Miguel Rego (nutricionista) e Pedro Ribeiro da Silva (médico de Medicina Geral e Familiar na Direção-Geral da Saúde)

artigo do parceiro:

Comentários