Receber mensagens escritas de incentivo no telemóvel pode ajudar fumadores a abandonar o vício, revelou um estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine. De um universo de 5800 fumadores, 2915 receberam mensagens de texto durante seis meses. Cinco por dia durante as primeiras cinco semanas e três por semana durante o restante período. Os participantes podiam responder às mensagens, pedindo conselhos específicos sobre como lidar com a ressaca ou as recaídas. No final, 10,7 por cento tinham deixado de fumar, o dobro da proporção dos que não receberam este apoio.

Além deste método, pode recorrer ao telemóvel para deixar de fumar, instalando aplicações móveis, muitas delas gratuitas. Estas são algumas das que os entendidos mais recomendam:

- LIVESTRONG MyQuit Coach

Aprovada por físicos, permite a personalização e estimula o abandono do vício ao seu ritmo. Além de conselhos encorajadores, também inclui uma ferramenta de análise do consumo de nicotina.

- Quit It Lite 

É um programa motivacional que, em vez de se focar na quantidade de nicotina que já ingeriu e no que já deveria ter feito para abandonar o vício, se concentra no que vai conseguindo, mostrando-lhe, por exemplo, o que o seu organismo deixou de absorver só pelo facto de ter cortado num ou dois cigarros.

- Quit Smoking

É outra das apps mais elogiadas. Foi programada para recorrer a dados estatísticos ajustados aos seus padrões de consumo para o ajudar o abandonar o vício. Além de apresentar indicadores dos dias de vitória sobre o tabaco, também o informa sobre o (muito) que já poupou.

- My Last Cigarette – Stop Smoking Stay Quit

É intuitiva e fácil de usar e já ajudou milhares de pessoas em todo o mundo a largar ou reduzir o consumo de tabaco. Fornece conselhos motivadores diários e informação médica relevante, além de lhe mostrar o que já poupou e o que pode ganhar em anos de vida ao abandonar o vício.