Curar gripes e constipações

Soluções naturais que ajudam a ultrapassar os sintomas comuns das doenças de Inverno


Passou a noite com um pouco de febre mas tem que ir trabalhar de manhã? Custa-lhe engolir porque lhe dói a garganta?

Saiba como tratar de forma natural (e eficaz) os sintomas mais comuns das doenças de Inverno.


Febre

«Uma infusão bem quente de folhas de citrinos ou roseira brava pode ser bastante reconfortante», refere Pedro Lôbo do Vale, médico de clínica geral. Pode ajudar a baixar a temperatura corporal e é uma fonte de vitamina C. «Em casos mais graves, pode ser necessário o recurso ao paracetamol para que a febre baixe», acrescenta.

Dor de garganta

«A toma de um chá de limão quente adoçado com mel é benéfico para as constipações e ajuda a aliviar a sensação de garganta irritada», recomenda o especialista. Caso sinta uma leve dor de garganta poderá recorrer à toma de própolis. O uso de um spray à base desta substância, com a acção de outras plantas como sabugueiro, eucalipto ou tomilho, reduz irritações ligeiras e purifica as vias respiratórias.

Ardor nos olhos

Comichão, ardor e surgimento de lágrimas involuntárias é um dos sintomas mais comuns de constipações e/ou alergias. Neste caso, o especialista indica que «a aplicação de algumas gotas de soro fisiológico poderá contribuir para o alívio dessa sensação».

Cansaço

A sensação constante de fadiga que está associada à gripe sazonal só pode ser compensada com o máximo de descanso possível, sendo «determinante para uma recuperação mais rápida», assegura Pedro Lôbo do Vale. Ainda assim, «a toma de fármacos como paracetamol ou ácido acetilsalicílico poderá ajudar na recuperação deste tipo de sintomas», acrescenta.


Texto: Ana Catarina Albertocom Pedro Lôbo do Vale (médico de clínica geral).

artigo do parceiro:

Comentários