Cuidar de doentes com demência

Os conselhos da presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia

O Alzheimer é o tipo de demência mais frequente, que pode chegar a afetar uma em cada 20 pessoas com mais de 65 anos e uma em cada três com mais de 85 anos.

Trata-se de uma doença neurodegenerativa crónica, um tipo de transtorno cerebral que afeta a função cognitiva, a personalidade e a conduta. Se cuida de alguém com este tipo de doença, siga os conselhos da médica e presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, Maria João Quintela:

- Promova dentro do possível, a participação e independência da pessoa doente, mantendo-a a par dos acontecimentos e envolvida nas tarefas diárias e assuntos que lhe dizem respeito.

- Adote e estimule um estilo de vida saudável incluindo atividade física, uma alimentação saudável e contacto com amigos e familiares.

- Procure apoio no âmbito da saúde mental e emocional (psicologia, neurologia ou psiquiatria).

- Considere a hipótese de ajudar para dar banho, cozinhar, limpar a casa, ir às compras. Tenha em conta que poderá vir a ser preciso apoio 24 horas por dia.

- Perante reações de apatia, ansiedade, depressão, delírio ou agitação, fale com tom calmo e carinhoso, olhando a pessoa de frente e tranquilizando-a até chegar um profissional de saúde.

- Não dê medicamentos sem receita médica.

artigo do parceiro:

Comentários