Cuidados para uma boa higiene oral

Uma boa higiene oral é aquela que remove, de forma eficaz, os restos alimentares da boca e dificulta a permanência de bactérias nos dentes e gengivas que podem ter efeitos nefastos.

Conhece os efeitos de uma má higiene? Sabe quais os fatores de risco e como os prevenir?

Nós respondemos:

I – Conhecer os efeitos da higiene oral defeituosa

A falta de higiene oral provoca problemas como as cáries, a placa bacteriana, doenças gengivais e sensibilidade dentária.

Pode originar perda de dentes e dificultar tratamentos dentários. A inflamação que se instala na boca pode favorecer a entrada das bactérias na circulação sanguínea e aumentar o risco de outras complicações, como por exemplo, doenças cardiovasculares.

II – Fatores de risco e sua prevenção

Existem alguns fatores que são propícios ao desenvolvimentos de problemas orais e são fáceis de evitar. São eles:

- técnicas de escovagem incorretas: uma escovagem incorreta não elimina as bactérias e não mantém a sua boca saudável.

- maus hábitos alimentares: evitar alimentos que contribuem para o desenvolvimento de cáries e erosão do esmalte dentário. Recomendar uma alimentação saudável e equilibrada, evitando comer doces entre as refeições.

- hábitos de tabagismo: deixar de fumar reduz o risco de desenvolver cancro na boca, doenças periodontais e queda de dentes.

Uma higiene oral adequada é fundamental para manter uma boa saúde oral. Regularize as visitas ao profissional de saúde oral.

artigo do parceiro:

Comentários