Dia 20 de Outubro, os portugueses vão ter a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre disfunção eréctil de forma privada, anónima e gratuita. O psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz e o urologista Pedro Vendeira vão estar online, e em direto, disponíveis para prestar todo o tipo de esclarecimentos.

Se tem dúvidas, «não arranje desculpas»: no dia 20 de Outubro, aceda a www.conversasdehomem.com. Entre as 19h00 e as 22h00, no Conversas de Homem, terá à sua disposição os conselhos de duas das maiores referências nacionais da área.

A Lilly Portugal, a Sociedade Portuguesa de Andrologia e a Associação Portuguesa de Urologia voltam a unir esforços para a sensibilização e desmistificação de tabus relacionados com a Disfunção Eréctil. Porque a vergonha continua a ser um dos principais entraves no combate a esta doença que, só em Portugal, afeta meio milhão de homens, a farmacêutica e as duas sociedades escolheram a Internet para ajudar a esclarecer e a informar.

No dia 20 de Outubro, os interessados poderão aceder ao micro site Conversas de Homem, em www.conversasdehomem.com, e colocar questões de forma totalmente anónima. Num chat privado, e numa janela a que só o utilizador e os profissionais de saúde terão acesso, os portugueses poderão ver as suas dúvidas esclarecidas por dois profissionais que dispensam apresentação.

Ao psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz, que já havia realizado uma experiência semelhante em Fevereiro, junta-se agora Pedro Vendeira, com a vertente da Urologia. No dia 14 de Fevereiro, em www.14Fevereiro.com, mais de 3.000 pessoas conseguiram falar com Machado Vaz e fazer uma sessão de aconselhamento.

«É com enorme entusiasmo que volto a abraçar este desafio», explica Júlio Machado Vaz. «O sucesso da edição passada deixou-me com uma vontade imensa de repetir. Ainda mais agora, com a companhia e a preciosa colaboração do meu colega Pedro Vendeira, essencial para o esclarecimento das questões ligadas à Urologia», acrescenta.

«Iniciativas como esta são de louvar, sobretudo quando sabemos que ainda há uma grande percentagem de homens com dificuldade em assumir e expor a Disfunção Eréctil», refere Pedro Vendeira, urologista. «Devemos combater a vergonha e incentivar a procura de ajuda. Se o pudermos fazer por esta via, porque não? Falem connosco! Procurem-nos. Hoje sabemos que é possível tratar com êxito quase todas as situações de Disfunção Eréctil. Chega de constrangimentos. Os avanços registados nos últimos anos vieram facilitar o tratamento e, consequentemente, a vida dos homens que sofrem desta doença», explica.

Para mais informações pode ainda consultar o www.vivebem.com.

Sobre a Disfunção Eréctil:

 A Disfunção Eréctil (DE) é definida como a incapacidade em atingir ou manter uma ereção suficiente para manter uma relação sexual. Estima-se que aproximadamente 189 milhões de homens em todo o mundo sofrem de DE.

Especialistas acreditam que cerca de 80 a 90 por cento dos casos de DE estão relacionados com situações clínicas como a hipertensão, a diabetes, a hiperlipidémia e a depressão, podendo ainda estar associada a outros fatores como lesões neurológicas (prostatectomia radical, lesão da medula espinal, esclerose múltipla), e utilização de fármacos (anti-hipertensivos e anti depressivos).

Os restantes 10 a 20 por cento estão associados a fatores psicossociais (tabagismo, stress). Em Portugal, a disfunção eréctil é uma patologia com alta prevalência, afetando cerca de 500 mil homens.

Sobre a Lilly:

A Eli Lilly and Company, uma empresa líder que aposta na inovação, está a desenvolver um conjunto cada vez maior de produtos farmacêuticos de primeira linha, aplicando a investigação mais recente, desenvolvida nos seus laboratórios em todo e mundo e em colaboração com as mais eminentes organizações científicas.

Com sede em Indianápolis, no Estado de Indiana, a Lilly dá respostas, na forma de medicamentos e a algumas das mais prementes necessidades de saúde.

Para mais informações pode consultar o www.lilly.pt

Sobre a Sociedade Portuguesa de Andrologia:

A Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA) tem desde a sua fundação o intuito de impulsionar o conhecimento e de dar continuidade à difusão de temas de maior interesse sobre a Medicina Sexual.

Criada a 1 de Março de 1979, com 29 médicos vindos de várias especialidades como Urologia, Sexologia, Psiquiatria, Genética,Endocrinologia, Cirurgia Vascular, entre outras, a SPA tem actualmente, cerca de 230 sócios efectivos.

Para mais informações pode consultar o www.spandrologia.pt

Sobre a Associação Portuguesa de Urologia:

A Associação Portuguesa de Urologia é uma sociedade científica que congrega todos médicos que se interessam pelo estudo das doenças do aparelho urinário do homem e da mulher e ao aparelho genital masculino. Fundada em 15 de Novembro de 1923, é uma das mais antigas sociedades urológicas.

Tem atualmente cerca de 400 sócios, abrangendo a quase totalidade dos urologistas portugueses. Cabe à Associação Portuguesa de Urologia a promoção do desenvolvimento científico, da investigação e da educação em Urologia, assim como o relacionamento entre urologistas e associações de urologia, tanto nacionais como internacionais como, por exemplo, a EAU (European Association de Urology), a AUA (American Association de Urology) e a EBU (European Board de Urology).

Para mais informações pode consultar o www.apurologia.pt.