Como travar as infeções

O que deve fazer para se proteger dos vírus, fungos e bactérias

As infeções podem ser causadas por fungos, bactérias ou vírus. Depois da origem ser determinada pelo médico procede-se ao tratamento. Infeção é o termo clínico que define a colonização do corpo por gérmenes patogénicos, que produzem substâncias tóxicas prejudiciais para o funcionamento normal e para a sobrevivência do organismo.

Algumas pessoas superam as infeções sem desenvolverem sintomas e adquirem imunidade contra elas. É uma situação que acontece com frequência entre as crianças.

Sintomas

Os mais comuns são calor, rubor e inchaço localizados, supuração, mau odor e dor ao toque. Em casos mais graves pode aparecer também febre, calafrios, náuseas, vómitos, diarreia e fadiga.

Tratamento

As infeções bacterianas costumam ser tratadas com antibióticos. Em alguns casos é necessário recorrer à cirurgia para remover o tecido infectado e evitar que a infeção se espalhe. Alguns vírus, como o herpes e o HIV, podem ser tratados com medicamentos antivirais. Já as infeções por fungos requerem fármacos de uso tópico.

Formas de contágio

Estas são as que merecem preocupação:

- Contágio direto

Algumas infeções transmitem- se por contacto físico através da pele, das mucosas ou de sangue. É o caso das doenças sexualmente transmissíveis, das infeções da pele ou da raiva que se produz por arranhões ou mordeduras de animais infetados.

- Contágio indireto

Também existem infeções que podem transmitir-se de forma indireta através da água (cólera), do ar (gripe e tuberculose), dos alimentos (brucelose e salmonelas) ou de objetos contaminados.

artigo do parceiro:

Comentários