Como eu consegui deixar de fumar

A atriz Ana Bola conta como se libertou dos cigarros

Depois de mais de 30 anos de tabagismo, deixou de fumar. Na Gala da Operação Triunfo de 29 de setembro de 2007, transmitida em direto na RTP, a atriz Ana Bola aceitou o desafio do amigo e colega Diogo Infante para deixar de fumar.

Cada vez mais consciente dos malefícios do tabaco, Ana Bola achou que estava na altura de parar de fumar. Na sua decisão pesou, sobretudo, a vontade de preservar a sua saúde, «eliminando riscos que são perfeitamente dispensáveis, como o tabaco».

«O tabaco é uma droga tão perigosa como outra qualquer, com a desvantagem de ser aceite socialmente e de só se bater no fundo quando já se está todo entubado no hospital», sublinha a atriz. Longe do tabaco, Ana Bola espera, assim, «acrescentar um bónus à vida». «Deixando de fumar, em princípio, se não me acontecer nada de extraordinário, estarei a ganhar alguns anos de vida, o que, aos 55 anos, francamente, me dá algum jeito, porque tencionava cá ficar muito tempo e de preferência com qualidade de vida, porque sem qualidade de vida não faz sentido nenhum», refere.

O adeus ao tabaco faz parte de um estilo de vida saudável que Ana Bola procura seguir cada vez mais. «Da mesma maneira que, hoje em dia, tento fazer uma alimentação mais racional ou tento conduzir mais devagar, ou seja, que tento eliminar alguns riscos, era inevitável deixar de fumar», admite. «O tabaco tem milhares de substâncias tóxicas, que não só provocam o tão famoso cancro do pulmão, como outro tipo de cancros e outros problemas de saúde», aponta.

Para além disso, «no meu caso e das mulheres na menopausa, a combinação do tabaco com o tratamento de substituição hormonal é uma bomba-relógio, tal como é com os anti-concepcionais. Portanto, não há uma única boa razão para não deixar de fumar». E assume que só não o fez antes porque, «deixar de fumar é uma decisão muito complicada e difícil. Embora nunca tenha sido uma grande fumadora (fumava em média 10 cigarros por dia), significou largar um vício de mais de 30 anos», enfatiza a atriz.

Comentários