Cócoras é a posição mais correta no WC. O médico israelita Dov Sikirov levou a cabo um estudo que confirmou ser esta a posição mais eficiente para nos libertarmos daquilo que o nosso intestino já não quer. É mais fácil pois «existe um músculo que, na posição sentada e de pé aperta o intestino como um laço», explica Giulia Enders, médica gastrenterologista, autora do livro «A vida secreta dos intestinos».

Daí que as fezes cheguem «à curva e travem», critica. «Se estivermos de cócoras, os esfíncteres não precisam de fazer tanta força para manter as fezes lá dentro. Se o músculo estiver descontraído, a curva desaparece», assegura a especialista. É, também, mais saudável. Além de contrariar o aparecimento de hemorroidas, esta posição evita fazermos um tipo de pressão que pode aumentar «o risco de varizes, acidentes vasculares cerebrais e obstipação».

Para saber quais são os alimentos que o podem ajudar a combater a prisão de ventre, clique aqui. Descubra também soluções naturais que combatem a obstipação.