Todos os nutrientes que ingerimos diariamente têm impacto no nosso organismo e os ouvidos não são exceção. Na verdade, certas vitaminas ajudam a aliviar a perda auditiva, possibilitam a correção de deficiências nutricionais, aumentam a circulação sanguínea, melhoram o sistema imunitário e trabalham no combate às infeções.

É indiscutível que um dos mais importantes nutrientes para a saúde auditiva é o potássio, uma vez que este é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos. Se consumido em baixas quantidades, pode influenciar na perda auditiva, portanto, é importante privilegiar a ingestão de frutas como: damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

Por outro lado, o ácido fólico é vital para a produção de ADN e novas células do corpo e, por isso, a toma de alimentos ricos em folato previne a perda auditiva causada pelo envelhecimento. Assim, os cereais, fígado, espinafres, espargos e brócolos são poderosos alimentos para garantir uma saúde auditiva. Já a vitamina C tem um impacto positivo em todo o organismo e os ouvidos não são exceção, podendo ser encontrada em cítricos como limão, laranja e tangerina.

Por seu lado, uma dieta rica em gordura animal está ligada a altos níveis de colesterol no sangue, o que pode aumentar o risco de obstrução arterial. É sabido que os ouvidos precisam de um fluxo sanguíneo adequado para funcionar adequadamente e o consumo elevado de sal pode aumentar a retenção de fluidos nos ouvidos, acabando por prejudicar a audição.

Na verdade, vivemos numa sociedade em que subsiste a dieta mediterrânica o que, por si só, ajuda a manter os níveis adequados de nutrientes no organismo, melhorando a saúde no geral.

De qualquer forma, caso comece a sentir manifestações de perda de audição é importante procurar ajuda especializada.

Um artigo de Alexandra Marinho, Audiologista da GAES – Centros Auditivos de Portugal