Cirurgia para tratar glaucoma

A explicação do procedimento cirúrgico - a trabeculoplastia laser - e a resposta às dúvidas mais frequentes.
créditos: AFP

A trabeculoplastia laser ajuda a escoar o líquido do seu olho. O seu médico pode sugerir este passo em qualquer altura. Em muitos dos casos, é necessário manter os medicamentos para o glaucoma após a realização deste procedimento.

A trabeculoplastia laser é realizada no consultório do seu médico ou na clínica oftalmológica. Antes da cirurgia, serão aplicadas gotas de anestésico no seu olho. Quando se sentar, virado para o aparelho de laser, o seu médico irá aplicar uma lente especial em contacto com o seu olho. Um feixe de luz da alta intensidade será depois apontado para a lente, após o que é refletido para a rede que existe dentro do seu olho. Poderá ver flashes de luz verde ou vermelha.

O laser faz várias queimaduras com intervalos uniformes, que aumentam os orifícios de drenagem da rede. Isto permite melhorar o escoamento do líquido do seu olho.

Como sucede com qualquer outra intervenção cirúrgica, a cirurgia laser pode provocar efeitos secundários, tais como inflamações. O seu médico poderá dar-lhe gotas para levar para casa, para tratamento de qualquer dor ou inflamação dentro do olho. Será posteriormente necessário que compareça em várias consultas de acompanhamento, onde a sua pressão ocular será monitorizada.

Se tiver glaucoma em ambos os olhos, só será tratado um olho de cada vez. Os tratamentos laser para cada olho serão programados separadamente, com intervalos de vários dias a várias semanas.

Os estudos mostram que a cirurgia laser é, nalguns doentes, extremamente eficaz para reduzir a pressão. Todavia, os seus efeitos poderão esbater-se ao longo do tempo. O seu médico poderá sugerir um tratamento adicional.

Dúvidas mais frequentes

Quanto tempo tenho que permanecer no hospital?

A cirurgia é realizada sob anestesia local, absolutamente indolor, em regime de ambulatório, ou seja, sem necessidade de internamento hospitalar.

Em quanto tempo estarei a ver normalmente?

A recuperação visual é relativamente rápida. Dependendo dos casos, a visão estabiliza entre uma a quatro semanas após a operação, dependendo dos cuidados pós-cirúrgicos.

Comentários