Celebrar a humanidade através do voluntarismo

Voluntários da União Humanitária dos Doentes com Cancro há 14 anos a ajudar o próximo
De forma desinteressada, são os voluntários da União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) que, abraçando uma atitude humanitária, apoiam diariamente os doentes com cancro prestando serviços no âmbito do acompanhamento de doentes, do apoio domiciliário, da participação em eventos e da realização de serviços administrativos.



Fazem-no de uma forma completamente altruísta, com uma entrega total, celebrando a humanidade e o espírito de entreajuda que pauta a natureza humana independentemente dos tempos de crise ou da agenda atarefada. Sendo o humanitarismo o pilar de intervenção da União Humanitária dos Doentes com Cancro, são estes voluntários que reforçam o compromisso da Associação.



Do esforço e entrega de voluntários nasce a UHDC, Associação que há 14 anos garante o apoio aos doentes com cancro em Portugal. Este apoio assume várias valências que visam colmatar necessidades específicas dos doentes com cancro e seus familiares. É disponibilizado apoio psicológico, domiciliário, hospitalar, consultas de médico, apoio multidisciplinar a crianças com cancro e assistência social. A Associação foi pioneira na implementação de uma Linha Contra o Cancro, sendo que recentemente lançou ainda uma Linha Cancro da Mama de apoio dirigido a doentes com este tipo de Cancro.



O Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico da UHDC é um centro pioneiro no nosso país que disponibiliza a prestação integrada de diversos apoios específicos a doentes com cancro e seus familiares, nomeadamente, médico, psicológico, assistência social, serviço de voluntariado, terapia familiar e terapia de grupo.



O cancro é a segunda causa de morte no nosso país e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos, é uma doença e uma problemática que a todos diz respeito e que só poderá ser vencido com a mobilização de toda a sociedade. Na UHDC acreditamos que “quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós” e assumimos esta postura como máxima na nossa actividade e empenho no apoio a todos os doentes com cancro. Neste sentido tentamos sempre alertar para a importância do diagnóstico precoce, da prevenção, e numa postura activa e positiva face à doença, para que cada vez mais doentes possam vencer o cancro.



Todos os apoios que a União presta são inteiramente gratuitos e abertos a toda a população, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados. Temos noção de que em momentos de crise como a actual situação económica que Portugal atravessa torna-se ainda mais imperativo o apoio através de serviços gratuitos a doentes com cancro e seus familiares, há muitos doentes que encontram aqui a única fonte de apoio.



O apoio permite minimizar o sofrimento dos doentes, na medida em que o cancro é uma doença muito traumatizante, por isso mesmo é fundamental dotar os doentes e os seus familiares de toda a informação clínica sobre a doença. Contudo, o apoio não é meramente informativo, existe uma constante procura por parte do voluntário em conseguir corresponder aos anseios e expectativas de todos os doentes oncológicos e seus familiares. A União Humanitário dos Doentes com Cancro é um verdadeiro exemplo de como uma equipa de voluntário com espírito de entreajuda, permite ajudar e melhorar a qualidade de vida de muitos doentes com cancro em Portugal.



Por Dra. Cláudia Costa, Psicoterapêuta e representante da UHDC


artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários