Cebolinho

Descubra a que é que faz bem e porque é que lhe chamam um bom companheiro de cozinha

É um excelente repelente de insetos mas também benéfico para as cenouras porque melhora o seu crescimento e sabor.

Tem numerosas utilizações na cozinha que tornam os pratos mais apetitosos em qualquer altura, conferindo-lhe um aroma único.

O cebolinho está, para mim, mais associado ao verão, às abelhas, às refeições frias no jardim.

É uma planta mais utilizada como erva condimentar do que medicinal. Como planta condimentar, não tem grandetradição na cozinha portuguesa, apesar de ser excecional para adicionar a molhos, a queijos, a sopas quentes ou frias, a saladas, a omeletes e a scones, entre outros.

O cebolinho é originário da Europa do Norte e Ásia e prefere climas temperados e frios. Em tempos, crescia de forma espontânea em muitos lugares da Europa, da América do Norte e da Sibéria. Em Inglaterra, ainda se pode encontrar em estado selvagem perto do mar, onde se desenvolvenas arribas calcárias.

No final da Idade Média, começou a ser plantado em hortas e jardins, tornando-se popular no século XIX. Apesar de ser uma planta de aparência um pouco frágil, é na realidade bastante robusta e perene,de folhas longas, cílindricas e ocas atingindocerca de 30 cm de altura, flores de cor rosa ou lilás de capítulos arredondados, pequeníssimos bolbos quase inexistentes.

Da família das liliáceas, tal como o alho e a cebola, o seu nome científico é Alium schoenoprasum. Apresenta o mesmo sabor característico da cebola, mas muito mais leve e delicado, indicadopara quem aprecia o sabor da cebola mas que que tem problemas em digeri-la.

Na cozinha

Utilizam-se as folhas, finamente picadas e frescas. Não é recomendado cozinhar, pois perde rapidamente o seu delicado aroma. Deve apresentar-se viçoso e mole e de preferênciacolher pouco antes de utilizar. Quem não tem essa possibilidade pode sempre optarpor congelar.

Finamente picado, pode juntar-se a queijos creme ou manteiga, paté de atum ou simplesmentea iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe.

Combina bem com abacate e courgete, faz excelentes omeletes e é delicioso com salmão fumado, com peixe grelhado, com marisco, em saladas frias de batatas com molho de queijo ou iogurte ou simplesmenteadicionado ao molho vinagrete.

Pode ainda usá-lo para decorar os pratos de sopa ou travessas várias. As flores podem também ser utilizadas da mesma forma adicionando aos pratos um leve sabor picante e um toque colorido. O cebolinho combina bem com as várias outras ervas aromáticas, nomeadamente cerefólio, salsa, mangerona, mangericão,paprika, funcho, coentros, estragão e doce-cecília.

No jardim e na horta

Funciona como repelente de insetos. É bom companheiro das cenouras melhorando o seu crescimento e sabor. Plantado em pomares de macieiras, protege-as da sarna ou junto com os pepinos ou groselhas protege contra o míldio.

O cebolinho é de fácil cultivo em qualquer terra de jardim ou em vasos, de preferência perto da cozinha, gosta de ser bem regado. Pode ser semeado ou propagado por divisão de raízes. Morre no inverno mas volta a rebentar na primavera.

Ao manipulá-lo, este deve ser cortado com tesoura ou faca e nunca arrancado. Convém deixar sempre alguns rebentos para assim preservar a força do bolbo. Se optar por deixá-lo florescer, terá uma bonita planta ornamental muito apreciada pelas abelhas e bastante vistosa quando plantada em bordaduras.

Texto: Fernanda Botelho

artigo do parceiro:

Comentários