Cabelos (mais) saudáveis

Saiba como tratar os principais problemas capilares que afectam o homem

A caspa, a oleosidade e a queda de cabelo são os problemas capilares que mais afectam os homens.

Por isso, pedimos ajuda à dermatologista Marília Fonseca para nos indicar as estratégias mais eficazes na prevenção e no tratamento destes problemas.

A solução está, por isso, nas suas mãos, desde que cuide convenientemente do seu couro cabeludo e das suas hastes capilares e evite comportamentos que os prejudiquem ou danifiquem. Fique agora a conhecer os passos que deve seguir para exibir um cabelo saudável e abundante.

Oleosidade

O sebo em quantidades normais protege o couro cabeludo, no entanto, nos homens devido à presença da testosterona é comum haver um excesso de produção de óleo. Este conduz muitas vezes à queda de cabelo e à caspa.

Caspa

«Apesar de muitas pessoas pensarem que a caspa deriva de um couro cabeludo seco, manifesta-se devido à oleosidade excessiva acompanhada de inflamação», explica Marília Fonseca.

Queda

«Aos 50 anos, 50 por cento dos homens apresenta já algum grau de calvície, isto porque, no sexo masculino os factores que estimulam o aparecimento de pêlos no corpo são os mesmos que provocam a queda de cabelo, portanto a hormona masculina induz a queda de cabelo», afirma a dermatologista. O stress e a carência de nutrientes também pode estar na origem da alopécia.

Como prevenir

1. Lave o cabelo todos os dias, «porque um cabelo sujo é um cabelo danificado e isso impede que nasça cabelo saudável e favorece a queda», realça Marília da Fonseca.

2. Lave o cabelo com suavidade sem friccionar com as unhas. «Se fizer uma grande massagem está apenas a estimular a produção de mais sebo, tal como acontece se friccionar o couro cabeludo com uma toalha», alerta.

3. Use produtos suaves não detersivos e evite o secador.

Texto: Rita Caetano com Marília Fonseca (dermatologista)



artigo do parceiro:

Comentários