Bruxismo: a mania de brincar com os dentes

Ocorre entre 15 a 20% de pessoas

É uma situação que ocorre entre 15 a 20% de pessoas em alguma fase da vida. Intitula-se bruxismo ou bricomania (mania ou tique de brincar com os dentes) e pode ter consequências graves se não for devidamente tratado. Conheça os sinais de alerta, as formas de tratamento e a importância de consultar um especialista em saúde oral.

O bruxismo ou bricomania é um hábito parafuncional que faz com que as pessoas ranjam os dentes, quer durante o dia, quer durante a noite ou origine um apertamento dentário. “Quer o bruxismo com movimentos laterais, quer o apertamento com movimentos verticais são hábitos parafuncionais que podem levar ao desgaste dos dentes, das estruturas de suporte dos dentes e das estruturas articulares (da articulação temporomandibular)”, salienta José Pedro Figueiredo, Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra e médico estomatologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Trata-se sobretudo de uma disfunção sem uma componente orgânica muito marcada. “O facto de o bruxismo estar incluído na classificação internacional dos distúrbios do sono justifica que compreendamos que é uma entidade que deve ser devidamente valorizada”, salienta o especialista.

Comentários