Bronquite

Saiba como prevenir e tratar esta doença frequente no Inverno

Trata-se de uma inflamação dos brônquios causada por uma infecção. Na maior parte dos casos, tem uma evolução benigna. Pode, no entanto, apresentar gravidade em pessoas mais velhas ou com afecções cardíacas ou pulmonares.

Manifesta-se com maior frequência no Inverno, devido a infecção víral ou bacteriana. Também pode ser causada por inalação de substâncias irritativas. Afecta especialmente fumadores e pessoas que sofrem de doenças crónicas do aparelho respiratório.

Começa com os sintomas de uma constipação comum como pingo no nariz, cansaço, dores nas costas e musculares, febre leve e inflamação da garganta. A tosse com expectoração amarela-esverdeada é um sinal do início de uma bronquite.

Tratamento

A hidratação é fundamental para ajudar a tornar mais líquidas as secreções brônquicas e, assim, facilitar a sua eliminação. Entre os medicamentos recomendados podem estar antipiréticos, anti-inflamatórios e antitússicos.

Os antibióticos só estão indicados no caso da infecção ser bacteriana (febre alta e expectoração amarelo-esverdeada) ou se o doente tiver problemas respiratórios conhecidos (por exemplo, bronquite crónica).

Como prevenir

Neste tipo de patologia é essencial evitar as mudanças bruscas de temperatura, já que os germes aproveitam o arrefecimento das mucosas para entrar no organismo.

Quando as vias aéreas pequenas estão obstruídas, pode-se sentir falta de ar e pieira depois de tossir. Convém evitar os esforços físicos durante uns dias e vigiar estes sintomas junto de um especialista. Se os sintomas persistirem, é necessário fazer uma radiografia de tórax para descartar uma possível evolução para pneumonia.



artigo do parceiro:

Comentários