Boca sã

Siga os conselhos de Pedro Mesquita, médico dentista, para pôr em prática uma higiene oral irrepreensível e, assim, manter os seus dentes saudáveis

Sabia que ao escovar os dentes está a cuidar de apenas 25 por cento da sua boca? É fundamental que cumpra todos os passos para uma saúde oral completa: escovagem, fio dentário e elixir.

Os números falam por si. Apesar de a maioria da população escovar os dentes diariamente e de 98 por cento considerar que a higiene oral é muito importante – de acordo com um estudo de hábitos da Edelman relativo à população residente na Península Ibérica – existe ainda uma elevada incidência de problemas da boca: 50 por cento da população tem cáries, 78 por cento tem tártaro e 70 por cento gengivites.

Os dados são de um inquérito Eurobarómetro divulgado em Fevereiro de 2009 que revela ainda que 19 por cento dos portugueses afirmam ter sentido dificuldades em comer, devido a problemas na boca e nos dentes, e 11 por cento sentem vergonha do seu aspecto.

Quase todos já sentimos na pele o que é ter uma dor de dentes e como isso nos pode transformar o dia. Por isso é tão importante aprender a cuidar da boca da forma mais correcta e completa. Se lhe dói um dente é porque, provavelmente, não está a cuidar da sua boca da forma mais correcta.

Quantas vezes por dia, lava os dentes? Quanto tempo gasta a fazê-lo? Experimente fazer desse momento o ritual de relaxamento e cumpra-o duas vezes ao dia, durante três minutos. Parece muito tempo? É o necessário para que as bactérias sejam removidas de forma eficaz, deixando os dentes limpos.

De seguida guarde um minuto, por exemplo à noite, para passar o fio dentário entre os dentes. Este passo é essencial para limpar os locais onde a escova não chegou e garantir uma limpeza mais eficaz.

Comentários