Um alegado médico italiano observou que todos os doentes com cancro têm aftas provocadas por fungos (Candida albicans), levando-o a concluir que essa era a origem da doença.

Começou então a usar uma simples (e barata) solução de bicarbonato de sódio a 20% para tratar esse fungo, fazendo desaparecer tumores de pulmão, próstata, intestinos…juntamente com as aftas. A teoria é apresentada no seu site: www.curenaturalicancro.com

A verdade

O especialista João Paulo Fernandes, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, explica: o cancro não é causado por fungos. «O argumento desta teoria assenta no pressuposto de que os tumores têm uma natureza infecciosa, nomeadamente fungos, e que a sobrevivência desses fungos e, consequentemente, do tumor pode ser afectada pela alcalinização do meio, que favorece a erradicação dos fungos e, secundariamente, dos tumores.»

De acordo com este especialista, «a verdade é que não sabemos a causa da maior parte dos tumores, por isso todas as teorias são potencialmente verdadeiras: desde os fungos ao vento… Alguns tumores resultam, de facto, de problemas infecciosos, mas os agentes causadores são: vírus, como o vírus do papiloma humano (cancro do colo do útero) ou da hepatite B (cancro do fígado), algumas bactérias, como a Helicobacter pylori (linfomas e carcinomas do estômago) e, em alguns países de África e Ásia, parasitas do intestino e fígado (tumores das vias biliares)».

«Contudo, não há nenhuma relação estabelecida entre cancro e fungos, o que seria altamente improvável, uma vez que os fungos são co-habitantes naturais do nosso ecossistema desde sempre, estão em todo o lado, como as moscas, se provocassem cancro….», acrescenta João Paulo Fernandes.

O coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital CUF Descobertas esclarece ainda que «todas as pessoas com imunidade baixa são, de facto, frequentemente, vítimas de aftas, mas isso acontece pela mesma razão pela qual o cabelo cai: a quimioterapia afecta as células e os tecidos em crescimento, como é o caso da boca (causando aftas) ou o sangue (causando anemias), por exemplo. É essa baixa imunidade que torna o organismo mais sensível aos fungos e não o contrário.»

Quanto à insinuação de que esta «cura do cancro» não foi devidamente divulgada devido ao interesse económico dos laboratórios médicos, o especialista João Paulo Fernandes responde: «Se esta teoria fosse verdade, a ciência não lhe fechava os olhos, até pela grande abertura que tem vindo a demonstrar com as Medicinas Alternativas, que têm sido testadas exaustivamente».

Revisão científica: Dr. João Paulo Fernandes, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista