A indústria de suplementos alimentares é cada vez mais abrangente, chegando agora também a produtos específicos para o benefício da saúde cerebral e com varias aplicações práticas.

Já ouviu falar de nootrópicos?

Estes compostos aumentam o desempenho cognitivo! Os nootrópicos têm invadido a indústria suplementar, não só com produtos para o desempenho cognitivo, mas também para o desempenho físico.

O cérebro está diretamente ligado ao nosso desempenho físico, tempo de reação, concentração, coordenação, entre outros. Certamente já experimentou beber um café antes do treino, para comprovar o poder do seu efeito no treino.

Os nootrópicos providenciam uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Melhoria da memória
  • Velocidade na lembrança de informação
  • Aumento de energia
  • Aumento de concentração
  • Redução do tempo de reação
  • Redução da fadiga
  • Redução de stresse

Os nootrópicos são componentes isolados, contudo oferecem diferentes benefícios.

É bastante comum serem utilizados de forma sinérgica, obtendo o melhor de cada composto.

Damos-lhe a conhecer alguns nootrópicos e os seus benefícios, contudo, atualmente existe uma grande diversidade no mercado.

Huperzine A – Este nootrópico, já conta com alguma história e está presente no mercado há alguns anos. É popular pelos seus efeitos na melhoria da memória e em toda a função cognitiva, sendo muito usado para absorver informação, aumento de foco e concentração. A dose usada por norma é baixa, rondando as 100mcg e os efeitos são praticamente imediatos.

Piracetam – Talvez um dos nootrópicos mais conhecidos e usados atualmente.

Funciona aumentando a utilização de um composto no cérebro, responsável pela formação da memória.

A abrangência deste nootrópico é quase total, desde o aumento na capacidade cognitiva, concentração, foco, energia. As vantagens são inúmeras, podendo ainda ser potenciadas com a adição de colina, uma vitamina do complexo B.

As doses de Piracetam parecem variar bastante mediante o objetivo.

Phosphatidylserine – É um composto responsável por manter as funções celulares, principalmente no cérebro. Existem bastantes estudos a comprovar os seus vários benefícios, quer no aumento de performance cognitiva, quer na melhoria de memória.

Também pode aumentar a performance no exercício, sendo outra das suas vantagens o potenciamento do foco e da concentração.

Para além disso, ameniza a resposta do cortisol, hormona responsável pelo stress, muitas vezes resultado da destruição de massa muscular. Para além de ajudar a diminuir os níveis de stress, também ajuda a manter os níveis de massa muscular. É comum usar-se uma dose entre os 200 e 600mg.

Ginseng – Talvez um dos mais estudados e também mais conhecidos, mesmo que não seja efetivamente um nootrópico. Existem relatos que dão conta dos seus benefícios a nível da melhoria da memória, pois ajuda a aumentar o foco, a concentração e ainda potencia o bom humor. A dose comum aparenta rondar os 100mg por dia.

O mundo desta nova classe de suplementos ainda se encontra em crescimento, não existindo informação suficiente para comprovar a eficácia dos mesmos, bem como possíveis efeitos secundários a longo prazo.

O seu uso deve ficar ao critério de cada um. Se optar por usá-los, faça-o nos dias em que considere efetivamente necessário, tal como quando precisa de efetuar um trabalho importante ou num dia em que se sinta mais em baixo e seja necessária uma motivação extra.