As causas da despigmentação

Saiba o que é, quais as zonas que mais afeta e como tratar este problema de pele
Despigmentação da pele é o ato de perda da pigmentação normal da pele, seja ela planejada, através de tratamentos estéticos para esfoliação uniforme da pele, seja de aparecimento espontâneo, como o quadro apresentado em doenças como o vitiligo.



A despigmentação da pele através de tratamento estético é muito utilizada para retirar manchas da pele, como manchas solares, hiperpigmentação causada por cicatrizes, terapias hormonais entre outras. Esse tratamento é baseado na esfoliação da pele de forma mecânica e/ou química.



A esfoliação mecânica ocorre através de abrasivos físicos, com ação semelhante a uma lixa, retirando camadas de queratina e células mais superficiais. Esses produtos podem ser tanto esponjas específicas quanto produtos contendo abrasivos, por exemplo, como os géis com microesferas, as esponjas esfoliantes, entre outros.



Por outro lado, a despigmentação da pele por meio de esfoliantes químicos ocorre por meio de substâncias literalmente corrosivas para a pele, que esfoliam por promover a diminuição da adesão entre as camadas de queratina e por causar morte das células logo abaixo dessa camada.


Comentários