Andropausa

O essencial que deve saber sobre a «menopausa no masculino»

Também conhecida como «menopausa masculina», a andropausa surge normalmente entre os 40 e os 70 anos, a andropausa não tem sintomas tão visíveis como no caso das mulheres.

Trata-se de uma síndrome masculina associada ao envelhecimento — surge, normalmente, entre os 40 e os 70 anos — que implica uma série de alterações hormonais que modificam a forma física, emocional e sexual do homem, embora não signifique o fim da sua fertilidade, como acontece com as mulheres.

Causas

A principal causa centra-se na diminuição da produção de testosterona mas os seus sintomas são potenciados por factores hereditários, obesidade, stress, doenças cardiovasculares e da tiróide e diabetes.

Sintomas e tratamento

Diminuição da libido e da produção de esperma, insónias, cansaço, perda de massa muscular, nervosismo, ansiedade e irritabilidade são alguns dos sintomas da andropausa. Não existe, contudo, nenhum sinal de alarme que marque a entrada nesta fase, como o fim do período menstrual no caso das mulheres.

Adopta-se, normalmente, uma terapêutica de reposição hormonal para aumentar a virilidade e restaurar as funções sexuais. Esta reposição é feita através de injecções transdérmicas.

Comentários