Aliviar o stresse no coração para um coração mais tranquilo

Uma terapia inovadora, já disponível em Portugal, alia conhecimentos da medicina tradicional chinesa ao poder do laser de baixa intensidade. O tratamento é feito com recurso a técnicas de acupuntura

Já pensou como é que o seu corpo reage à agitação do dia a dia? Por vezes, focamo-nos só nos sintomas que se tornam mais visíveis, como é o caso das dores de cabeça, das dores musculares e/ou das olheiras e não pensamos no que está a acontecer-nos internamente. O stresse crónico provoca a produção exagerada de glóbulos brancos que podem ficar retidos nas paredes das artérias, o que terá como consequência problemas de circulação sanguínea.

Problemas esses com possibilidade de formação de coágulos. Este é um desgaste para o nosso organismo que, por prolongamento no tempo, poderá então manifestar problemas psicológicos e também cardíacos, inclusivamente ataques cardíacos. As depressões e a ansiedade generalizada são dois dos quadros mais registados como resultado da exposição prolongada ao stresse.

Alterações de humor, irritabilidade, falta de paciência, inércia, isolamento ou evitamento da vida social por incapacidade de se lidar com muita confusão e muitas pessoas são alguns dos sintomas que se podem fazer sentir se não pensar em parar e mudar e melhorar o seu dia a dia. A esses pode juntar-se ainda a falta de rendimento no trabalho com consequente crescimento de um sentimento de incompetência ou de perda de capacidades.

O que fazer para evitar a sobrecarga do organismo

Não recorrer a medicamentos é hoje um dos principais critérios de seleção do tratamento a adotar pela nossa população e uma das decisões mais corretas a tomar. O organismo sobrecarregado vai ainda ficar pior com a ingestão de substâncias em que a maioria provoca dependência e efeitos secundários. Nos últimos anos, internacionalmente, foram desenvolvidos vários métodos de prevenção e cura.

Um deles, a terapia softlaser, é hoje um procedimento altamente eficaz e com efeitos imediatos no atenuar dos sintomas derivados do stresse. O tratamento softlaser Stress Zero da Facilitas Healthcare é composto por seis sessões de tratamento (quatro pagas e duas de oferta) durante os três meses de acompanhamento que dura o tratamento. Esta técnica alia os conhecimentos da medicina tradicional chinesa à mais alta tecnologia a laser para uma reeducação fisiológica do corpo.

A ideia é eliminar os sintomas desestabilizantes do stresse, em particular a ansiedade, a insónia, a irritabilidade, a tensão e a tendência à depressão, restabelecendo o normal funcionamento do sistema nervoso, bem como a resistência à fadiga. «É uma terapia natural, não invasiva, indolor, com sem contraindicações e extremamente eficaz», assegura a empresa no site do projeto, que recorre à estimulação de pontos de acupuntura por intermédio de estimulação por laser de baixa intensidade.

Texto: Catarina Graça (psicóloga clínica especializada em cessação tabágica e gestão de stresse na rede de clínicas Facilitas Heathcare Portugal)

artigo do parceiro:

Comentários