Ajudas naturais para se sentir bem

As plantas e os produtos que tem grande eficácia no reforço do sistema imunológico

As plantas contêm elementos ativos que as protegem dos insectos, bem como da radiação ultravioleta, efeitos esses que são replicados de forma similar no homem, quando este as utiliza.

Este benefício já era conhecido e aproveitado no passado. Atualmente, até a Organização Mundial de Saúde reconhece o valor que as plantas podem ter no âmbito da saúde pública.

Existem diversas plantas que, pelos seus princípios ativos, ajudam a aumentar as defesas do corpo humano. Uma das plantas que mais se usa e que melhores resultados tem proporcionado é a calendula officinalis. Esta planta, presente em muitos jardins como ornamento, devido à sua bonita cor amarela, pode ser considerada um imunomodulador natural.

As suas características tornam-na benéfica para o sistema imunitário, sobretudo a nível dos leucócitos (glóbulos brancos do sangue), e de grande utilidade para preparar o corpo contra ataques de diversos vírus e bactérias. Muito utilizados também são o tomilho (em infusão, sobretudo), o própolis e a roseira-brava. O tomilho é um desinfetante das vias respiratórias e ajuda a expulsar mucosidades. A roseira-brava é rica em vitamina C.

O propólis é uma substância resinosa elaborada pelas abelhas para cobrir as paredes da colmeia e mantê-la livre de bactérias. É antibacteriano e anti-inflamatório, e ajuda a lutar contra os vírus. É muito útil em constipações e problemas de garganta como a faringite, laringite ou as anginas.

Comentários