Agora: o momento ideal para controlar a diabetes

Adoptar estilos de vida saudáveis

Existem 500 mil portugueses com diabetes e estima-se que haja mais 400 mil por diagnosticar. Prevenir e controlar são palavras de ordem, não apenas para as pessoas com diabetes como para a população em geral, em prol de uma vida saudável, isenta de diabetes e respectivas complicações.

Praticar exercício físico e ter uma alimentação saudável são dois hábitos que previnem a diabetes. Quem dela sofre deve, contudo, ter cuidados redobrados. Isto porque o sedentarismo, a obesidade e a má alimentação aceleram o aparecimento das complicações resultantes da diabetes. Apesar de poderem ter uma vida normal e desempenhar todo o género de actividades, devem ainda considerar outros aspectos, como seja o controlo rigoroso da glicemia. Não foi por acaso que o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro) tenha sido “Vamos Controlar a Diabetes. Agora”. “Queremos transmitir mensagens positivas em torno da prevenção da diabetes e da sensibilização, apelando às pessoas para assumir o controlo desta epidemia silenciosa que afecta o nosso planeta em números alarmantes”, indica Jean Claude Mbanya, presidente da International Diabetes Federation (IDF).

“Quem não tem diabetes deve adoptar estilos de vida saudáveis e, dessa forma, diminuir os factores de risco. Já os diabéticos devem prevenir o aparecimento das complicações, quer adoptando hábitos salutares quer controlando os níveis de glicemia, de lípidos e da tensão arterial”, alerta o Dr. José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes e Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD).

Comentários