A importância da prevenção

Lúcia Oliveira explica o que faz agora para evitar problemas de saúde no futuro

Tenho 27 anos e posso dizer que, com esta idade, preocupo-me mais com a saúde que propriamente pessoas com mais 10 ou 20 anos.

Por vezes, perguntam-me o que tenho feito para ter esta aparença física mas, na verdade, ter uma boa aparencia não é sinónimo de boa saúde. Cada vez mais, preocupo-me com a saúde e com a maneira de estar e viver e isso posteriormente reflecte-se na aparencia.

Como de tudo moderadamente e dou importância a alimentos mais saudáveis, como por exemplo, a sopa e as verduras e tento sempre acompanhar as refeições com salada. Evito fritos e guisados e como em pequenas quantidades. Faço cerca de cinco refeições diárias e pratico exercício físico. Como os ginásios tornam-se monótonos e caros, opto por fazer caminhadas ao fim do dia. É relaxante e é uma boa maneira de fazer exercício sem exagero.

O meu primeiro pequeno-almoço são cereais integrais. Os lanches são acompanhados por uma peça de fruta e um iogurte, ao qual adiciono duas colheres de farelos para ajudar o trânsito intestinal. Como também bolachas de água e sal. Nunca passar fome é fundamental. Um bom alimento para comer quando as refeições estão próximas, porque entretém a fome mas não tira o apetite, é um triângulo de queijo fundido light...

Um dos segredos está na prevenção e não na actuação no fim dos problemas aparecerem, que geralmente é o que as pessoas fazem. Até costumam dizer que quando se é novo é que se pode aproveitar e comer de tudo que não faz mal. Aí é que se enganam! Deve ter-se cuidado é agora para mais tarde não surgirem consequências e problemas graves.

Todos os dias obrigo-me a beber um litro e meio de água e descobri que tomar um drenante duas vezes por ano é excelente para limpar o organismo. Não é preciso fazer-se sacrifícios para se ser saudável e ter um bom aspecto físico porque, acima de tudo, o que importa é estarmos bem connosco próprios e com a vida.


Este testemunho é um dos relatos concorrentes ao Passatempo O leitor mais saudável do ano. Para saber quem ganhou, clique aqui.


artigo do parceiro:

Comentários