1. Só têm perdas de urina as pessoas de idade
Uma em cada quatro mulheres sofre de incontinência em algum momento da sua vida e não necessariamente na terceira idade. Há momentos-chave em que é habitual: na gravidez, devido ao peso do bebé, depois do parto, ou durante a menopausa, devido às alterações hormonais. Também praticar desportos que envolvam o impacto contra o solo (correr ou jogar basquete), o excesso de peso ou a obstipação, podem causar incontinência.

2. Não tem cura
A incontinência deve-se principalmente ao enfraquecimento do períneo e existem soluções para atenuar e minimizar os seus efeitos. Se lhe escaparem algumas gotas de urina, deve consultar um especialista e avaliar o seu caso. Muitas mulheres necessitam de fortalecer a musculatura com exercícios regulares de reabilitação. Para outras, será necessária uma intervenção cirúrgica. O seu caso deve ser sempre avaliado por um especialista.

3. Vão julgar-me
Quando se tem incontinência urinária, é normal sentirmo-nos inseguras e desconfortáveis, mas ninguém nos vai julgar por isso. É uma situação muito mais comum do que pensamos. Acontece com uma em cada quatro mulheres. Atreva-se a falar do assunto com outras mulheres, com o seu companheiro, a sua filha e, sobretudo, com o seu médico. Desdramatizar o problema e assumi-lo é a melhor forma de começar a resolvê-lo.

4. Vou ter de deixar de fazer tudo o que fazia antes
As perdas de urina, mesmo quando são abundantes, não implicam que tenha de deixar de fazer tudo o que fazia antes. Existem produtos específicos para a incontinência, que irão ajudá-la a continuar com as suas viagens, o seu ginásio, os seus compromissos, etc. Sem medos, com segurança e confiança. Deve ser você a controlar as suas perdas de urina e não o contrário.

5. Os meus produtos de higiene feminina também servem para a urina
Muitas mulheres usam pensos higiénicos ou diários quando começam a ter incontinência, mas estes não foram concebidos para as características próprias da urina.

• Densidade: semelhante à da água, como a capacidade de filtração rápida.
• pH alcalino: provoca o desenvolvimento de bactérias que causam mau odor.
• Acidez: causa irritações na pele ao entrar em contacto com a urina.
Se quer sentir-se protegida e segura, a salvo de maus odores e de perdas de urina indesejadas, confie nos pensos que tenham em conta essas características.

Por TENA Lady
A gama TENA Lady ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2016 na categoria “Incontinência” com uma classificação global de 8,06 numa escala de 1 a 10. Mais informações AQUI