15 alimentos que rejuvenescem

Sabia que o chocolate preto é um deles? Descubra os outros!

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente através da alimentação e nada mais.

O segredo da eterna juventude encontra-se na nossa despensa, estando dependente das escolhas que fazemos.

Basta modificarmos os nossos hábitos para vivermos mais anos e em melhores condições de saúde e bem-estar. Tome nota.

Neste artigo vamos falar-lhe de alimentos que, apesar de não evitarem a morte, prolongam a vida! Na verdade, e segundo os especialistas da área de nutrição, é possível prevenir uma série de problemas com base numa alimentação correta e equilibrada, entre eles, o cancro, problemas de ossos, de visão... Vegetais, fruta, peixe e até chocolate! São alguns dos alimentos que, para além de o manterem saudável, lhe dão anos de vida. Saiba, um a um, quais os alimentos que o mantêm jovem por dentro e por fora!

1. Kiwi

Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). Possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas. O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir constipações. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.

2. Abacate

Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante (combate a degeneração celular). Contém 10 ácidos gordos, dos quais cinco são mono e poli-insaturados, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3, sendo este último protetor contra o cancro. Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol. Possui, para além disso, aminoácidos essenciais, como a arginina, a fenilalanina ou a lisina, fundamentais ao normal funcionamento do organismo.

3. Tomate

Para além de estar bem provido de vitaminas, minerais e flavonoides, contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e tem «um papel antioxidante activo na degenerescência celular que conduz ao envelhecimento», explica o nutricionista Tiago Osório de Barros. Fortalece as paredes celulares, depura o organismo de substâncias tóxicas e aumenta as defesas. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

Comentários